Click na Imagem

domingo, 10 de fevereiro de 2019

5ª Prova de Vinhos Caseiros do Concelho de Arronches

Felizmente que muitas das tradições que se foram perdendo por normativas da U.E., há algumas, em especial no interior, que se vêm mantendo.


 A produção de vinho caseiro é uma delas. Vão continuando a persistir os pequenos produtores que, com as suas pequenas vinhas, produzem o seu vinho que são para o seu consumo e repartir com familiares e Amigos porque, por aqui felizmente, repartir ainda é um prática que nos corre nas veias. 
Este ano a data escolhida foi o de 9 de Fevereiro, quando o vinho já está para degustar. Houve um total de 18 vinhos a concurso (10 produtores) e, infelizmente, menos público porque antes e durante, tiveram lugar outros eventos.
Ricardo Tavares depois de agradecer a presença de todos e no período que antecedeu a entrega das menções, esclareceu como foi desenhado o novo figurino para distinguir os produtores, dado que, o modelo anterior, esteva a provocar um certo desconforto nos participantes. Trata-se de uma classificação e atribuição de um diploma porque “ para quem gosta de vinhos, o vinho bom é aquele que nos sabe bem”, sintetizou.
Agradeceu a colaboração das várias entidades envolvidas, sem as quais não seria possível realizar o evento, passando a palavra de seguida à Presidente da Câmara Municipal de Arronches.
Fermelinda Carvalho enalteceu o trabalho desenvolvido pela Terrimponente, considerando que as associações devem pugnar pela realização de eventos que aglutinem em seu torno a população. Lembrou que a Terrimponente através do seu Presidente e da direcção, colocam sempre bom gosto e qualidade naquilo que fazem. Quanto aos vinhos corroborou as palavras de Ricardo Tavares e realçou que “num concelho como o de Arronches era interessante haver tantas pessoas a fazer vinhos de forma amadora”, porque há uma grande tradição em fazer este tipo de vinhos.
No final foram chamados um a um os produtores que participaram, para receberem os respectivos diplomas que lhes foram entregues pela Presidente e Vice-presidente do executivo, como pelos Presidentes das Juntas de Freguesia de Esperança e Mosteiros.
A refeição foi superiormente confeccionada pelo Chef ‘Gina’ e servida por voluntários que ajudaram a Terrimponente neste 5ª edição dos Vinhos Caseiros do Concelho de Arronches.