Click na Imagem

sábado, 23 de fevereiro de 2019

1.ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2019 DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Teve lugar ontem pelas 21 horas na Freguesia de Esperança no Concelho de Arronches, a 1ª Sessão Ordinária da Assembleia Municipal neste ano de 2019.

O Presidente da Mesa da Assembleia, José Bigares deu início à sessão com a aprovação por maioria das actas anteriores e do expediente, fazendo parte a justificação da ausência de alguns Deputados Municipais por indisponibilidade e a sua substituição. Foi consensual e aprovadas por unanimidade as matérias que se prendiam com a transferência de competências para a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo; Criação de um sistema intermunicipal de serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais no Alto Alentejo; e a criação da tarifa social no tarifário municipal dos serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos sólidos urbanos. 
No entanto a Presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho teve a oportunidade de explicar mais em pormenor em especial a transferência de competências para a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. Reconheceu que este órgão está mais preparado tecnicamente para gerir essas transferências. Reconheceu que esta não é uma matéria fácil, porque implica a concordância de todos os Municípios pois os presididos pelo PCP, não deram o seu acordo.
Quanto à criação de um sistema intermunicipal de serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais no Alto Alentejo, explicou que todos os municípios estão de acordo com Elvas e Campo Maior a não puderem, pois encontram-se integrados noutro sistema mas dão o seu acordo e estão disponíveis mais tarde virem a integrar este sistema intermunicipal. Também aqui os Municípios do PCP não deram o seu acordo.
(Ler mais na edição em papel de Fevereiro)