Click na Imagem

sábado, 21 de julho de 2018

Passeio da Motas Antigas nas Festas dos Mosteiros/Arronches

Se o comboio com a revolução industrial era praticamente o único meio de transporte sobretudo para as populações do interior do país, na década de 60 houve como que uma revolução na forma de mobilidade das nossas gentes. 



Em Portugal foi a Metalúrgica Casal que tomou as rédeas do fabrico de ciclomotores, isto ainda nos anos 50 do século passado. João Casal “encontrou-se com representantes da Zündapp numa feira em Hanover no início dos anos 60. Depois começou a construir ciclomotores com motores Zündapp. A partir de 1966, ele fez o seu próprio motor, o motor Casal, que era uma cópia modificada do Zündapp, a ser construído em muitas variantes. O primeiro modelo all-Casal foi a scooter de quatro marchas de 50 cc Casal S170 Carina.
A Casal expandiu a produção para ciclomotores e motos comuns. O primeiro foi chamado K181. No início dos anos 70, a Casal começou a exportar seus produtos, por exemplo para o Reino Unido, Holanda, Dinamarca e Suécia.” 
Ainda hoje nas regiões do interior este meio de transporte para aqueles que, ou por iliteracia ou possibilidades económicas em terem um automóvel, a motorizada é o seu meio para se poderem deslocar. Outros porém fazem da recuperação destas jóias do transporte o seu hobby e apresentam-nos as suas motorizadas como acabadas de sair de fábrica. Há mesmo clubes ou grupos de amigos, que fazem desta actividade uma forma de poderem confraternizar e, ao mesmo tempo, desfrutar de passeios que só este meio proporciona. 
Hoje logo pela manhã, junto à sede do Futebol Clube Mosteirense, a associação que organiza as festas nesta freguesia do concelho de Arronches, reuniram-se mais de trinta possuidores destas motorizadas, algumas ainda dos anos sessenta, para o “Passeio de Motas Antigas”.
As imagens que captámos são eloquentes do interesse que estas pessoas demonstram por estes veículos de duas rodas que, num passado mais ou menos distantes, constituíram uma autêntica revolução para muitos portugueses.