Click na Imagem

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Combatentes partilham "Memórias de África

Monforte (13 de Abril) - Promovida pela Universidade Sénior do Município de Monforte, no âmbito da actividade desenvolvida através da disciplina de História, realizou-se no Auditório da Biblioteca Municipal, em Monforte, uma palestra que juntou três ex-combatentes monfortenses, nomeadamente Francisco António Casaca Serrano, João António Maria Beijoca e Manuel Francisco Socha Magrinho.
 
Estes ex-combatentes partilharam episódios e momentos vividos em terras longínquas de África, para onde foram mobilizados, daí chamar-se à iniciativa “Memórias de África” e encontrarem-se na plateia, ao lado dos alunos, vários outros ex-combatentes da Guerra Colonial que, assim, quiseram lembrar, uma vez mais, esses tempos em que se viram obrigados a separar-se das suas famílias.
Os oradores foram recebidos pelo Professor responsável pela disciplina, José Inácio Militão, a Coordenadora da Universidade, Vitória Medalhas, pelo Presidente do Município, Gonçalo Lagem, e o Vice-Presidente e Vereadora do seu executivo, Fernando Saião e Mariana Mota.
Na sua intervenção, Gonçalo Lagem, bastante emocionado, começou por afirmar que “estes homens, verdadeiros heróis merecem todo o nosso reconhecimento e respeito e, em boa-hora, lhes prestámos, em Setembro do ano passado, uma justíssima homenagem que envolveu diversos organismos e toda a comunidade monfortense, que motivou rasgados elogios e grande destaque nos meios de comunicação social regionais e nacionais”.
“No entanto”, admitiu o autarca, “nessa homenagem ficou ainda uma coisa muito importante por fazer. Refiro-me a uma segunda homenagem a três homens que, de entre todos os monfortenses que estiveram em África, se diferenciaram e foram, oportunamente, condecorados com a Cruz de Guerra, são eles Eliseu Martins, Ezequiel Serrano e Lomelino Ideias.
O Presidente do Município aproveitou para anunciar que, no dia 9 de Setembro, esses heróis monfortenses serão novamente dignificados com a devida consagração que lhes é devida.