Click na Imagem

domingo, 5 de junho de 2016

Pegas de cernelha e de caras durante dois dias em Arronches

Esta iniciativa da Associação “Amigos da Festa Brava” que integra o Grupo de Forcados Amadores de Arronches e que foi adiada o passado fim-de-semana pelo mau tempo, realizou-se ontem e na sexta-feira anterior.
Na sexta-feira teve lugar o concurso dedicado às pegas de cernelha, uma modalidade cada vez mais em desuso no espectáculo tauromáquico. Hoje só utilizada como pega de recurso, já antes, em anos já longínquos, havia grupos que faziam gala em deixar sempre um touro para a cernelha… e com grandes cernelheiros.
Neste primeiro dia saiu vencedor o grupo organizador, os Forcados de Arronches. Participaram em noite de algum frio os grupos de Portalegre, Arronches, Monforte, Académicos de Elvas e Redondo.
No dia seguinte sagrou-se vencedor do concurso de pegas de caras o grupo dos Amadores de Coimbra e participaram os Amadores da Moita, Aposento do Barrete Verde de Alcochete, São Manços, Portalegre, Arronches, Académicos de Elvas, Amareleja e Coimbra. As reses pertenciam aos Irmãos Serpa e houve festa rija no Campo da feira com música e muita imperial. As imagens são do concurso de pegas de caras, pois foi-nos impossível estar presente no dia anterior.