Click na Imagem

quarta-feira, 1 de junho de 2016

O Dia Mundial da Criança foi comemorado hoje em Arronches durante a manhã


O Dia Mundial da Criança foi comemorado hoje em Arronches durante a manhã, com várias actividades no Jardim do Fosso entre as 9 e as 13 horas.


Com um dia de autêntica primavera, a criançada da comunidade escolar do concelho e utentes em residências para jovens, estendeu-se ao longo do Jardim do Fosso, onde desfrutaram de um Parque Insuflável, Passeio de Segway, Dança, Pista de Carros, viagem no Carro dos Bombeiros, Pinturas Facias e muitas mais surpresas, não sendo descurada a alimentação e hidratação com peças de fruta e sumos. As crianças foram acompanhadas pelos responsáveis das instituições envolvidas e dos próprios pais.
O evento organizado pelo Município, fez-se representar pela Presidente, Vice-presidente, Vereador da Cultura, também o Presidente da Junta de Freguesia de Assunção e responsáveis pelas forças de segurança e dos Bombeiros Voluntários. Contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Arronches, CPCJ, CBES, Bombeiros Voluntários e GNR.
“A celebração do Dia Mundial da Criança não tem uma data consensual em todo o mundo. Na sua grande maioria e variando de continente para continente, esta data é celebrada ao longo do ano conforme o país.
Foi proclamado pela primeira vez durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança em Genebra em 1925, sendo celebrado desde então o Dia Internacional da Criança a 1 de Junho, adoptado em países como Angola, Portugal e Moçambique. No Brasil, o dia das crianças é comemorado a 12 de Outubro.
De assinalar que, neste mesmo dia, se comemora também, o Dia Mundial do Leite que, também, como o Dia Mundial da Criança, tem alterações quanto à data em vários países.


Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de Junho

Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objectivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afito, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.
Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de Novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de Novembro), mas no ano de 1989, foi adoptada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança que Portugal ratificou em 21 de Setembro de 1990”.(fonte wikipédia|fotos-Noticias de Arronches)