Click na Imagem

domingo, 5 de junho de 2016

O empresário Rui Nabeiro empossado como Sócio de Honra da Academia Extremeña de Gastronomia

Na Adega Mayor propriedade do comendador Rui Nabeiro, na tarde do dia 3 de Maio, uma comitiva constituída pelos membros da Academia Extremeña de Gastronomia, empossou o empresário português como Sócio de Honra desta Academia que faz parte da Real Academia Espanha de Gastronomia.
Para além da delegação desta academia chefiada pelo seu Vice-presidente Evaristo Ramos, marcaram presença o Alcalde de Olivenza, o Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Dª. Alice Nabeiro, João Nabeiro e esposa, e Ivan Nabeiro.
Em declarações à imprensa regional que acompanhou o acto, Evaristo Ramos afirmou que este distinção se deve a que " Manuel Rui Nabeiro é uma excelente pessoa a nível espanhol e da Estremadura, pela sua grande capacidade industrial e pela sua capacidade em dirigir qualquer tipo de empresas". Para o Vice-presidente da A.E.G. é "um orgulho estar nestas instalações onde se vê a sua grande capacidade como empresário".
Evaristo Ramos respondendo a uma questão colocada pelo N.A. disse que "são poucos os sócios de honra desta academia, que é composta por apenas vinte sete membros". Recordando que "é a Junta Directiva da Academia que propõe estes sócios de honra", não há portanto sócios por convite ou por proposta dos outros membros. Ressalvou que “a finalidade desta Academia não é só a gastronomia, como também os aspectos educativos da alimentação saudável e desempenhar junto das crianças acções que as levem a saber comer bem e comportar-se devidamente quando estão numa mesa de refeições”.
A comitiva foi convidada pelo Comentador Rui Nabeiro a visitar as instalações da Adega Mayor, onde o responsável por este sector explicou pormenorizadamente todos os passos desde a colheita, passando pela vinificação, estágio em barricas e engarrafamento dos vários rótulos que fazem parte dos vinhos desta adega. Posteriormente no magnífico terraço da adega, foi servido um vinho a todos os presentes, seguindo-se depois a cerimónia da imposição do avental, faixa e medalha que são os símbolos da Academia Extremeña de Gastronomia.
No final o Comendador Rui Nabeiro agradeceu a distinção na pessoa do Vice-presidente Evaristo Ramos. Recordou os laços de amizade que unem a Estremadura Espanhola e esta região do Alentejo, nas suas múltiplas variantes, quer seja as industriais como é o caso da Delta e Adega Mayor mas, também, nos aspectos sociais e culturais. Sempre manifestando a sua preocupação social, recordou que era “um felizardo por poder receber esta distinção quando há muita gente na Península Ibérica que necessita de receber o mais básico para poder sobreviver”.
No final a comitiva pousou para a foto que regista o acontecimento, terminando a cerimónia já numa fase mais descontraída em torno de uma prova de vinhos produzidos pela Adega Mayor, muitos deles distinguidos no mundo dos vinhos a nível nacional e internacional.