Click na Imagem

domingo, 26 de junho de 2016

Dia de inaugurações na programação das Festas de São João em Arronches


Incluídas na programação da Festas de São João em Arronches, estavam duas inaugurações e o lançamento da 1ª Pedra para mais outra obra a realizar no concelho.

Sob um sol abrasador, o público não deixou de marcar presença no lugar de Couto de São Brás para ali assistir à inauguração da “Aldeia Columbófila”, um sonho do clube arronchense que, após não ter sido contemplado no Orçamento Participativo do Município, o mesmo achou por bem levar por diante esta obra.
Na inauguração estiveram presentes quase a totalidade do executivo camarário, outros autarcas, o Presidente da Federação Nacional e o Presidente da Associação de Portalegre.
O Presidente do Clube Columbófilo de Arronches, Luís Caixas, agradeceu a presença de todos e agradeceu à autarquia por, finalmente, o clube a que preside ver realizado este sonho. Umas instalações dignas, modernas e abertas, vão permitir dar continuidade a esta actividade columbófila que leva o nome de Arronches, dentro e fora do país, com as provas em que os seus associados participam.
Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Arronches referiu que “a construção da “Aldeia Columbófila” para além de ser um sonho dos columbófilos arronchenses, era também uma promessa eleitoral da sua candidatura, e as promessas são para se cumprirem”, afirmou a edil. Acrescento ainda que “para além destes aspectos à referir que esta “Aldeia Columbófila” é um projecto pioneiro a nível do Distrito de Portalegre”. 
Para encerrar as intervenções o Presidente da Federação de Columbófila, manifestou o seu contentamento por estar presente, e poder assistir a esta inauguração, que vem acrescentar mais condições para a prática deste desporto com tradições em Arronches.
Seguiu-se depois a degustação de um porco assado e a imperial a correr dos copos para as gargantas secas, por a tarde era de muito calor.
Aproveitando o local e já que ali ao lado vai nascer o canil da Associação “Arronches Adopta”, a Presidente da Associação e a Presidente da Assembleia, recordaram o que tem sido esta caminhada. A colaboração do Município e de todos os que, de alguma forma, têm contribuído para este projecto que visa defender os animais do abandono, tendo sempre em vista a sua posterior adopção. 

A Presidente da Câmara historiou um pouco todo o processo pelo qual este projecto teve que passar. Inicialmente consistia na atribuição de uma verba de 70.000,00€ por o projecto da associação ter sido há dois anos o vencedor no Orçamento Participativo. Fermelinda Carvalho recordou que o Município foi mais além e envolveu-se com o projecto técnico e com a sua construção. Recordou todos os passos que foram necessários dar, pois não era fácil instalar o canil como inicialmente estava previsto na Zona Industrial. Isto porque não seria vantajoso para a possível instalação de, por exemplo, uma indústria agro-alimentar. Por outro lado, também não foi fácil depois a escolha de outro local, pois as pessoas não querem um canil ao pé da sua casa.
 Perante estas circunstâncias foi decidido instalar o canil também nos Coutos de São Brás. Depois das intervenções foi a vez de proceder ao acto simbólico do lançamento da 1ª Pedra do Canil da Associação “Arronches Adopta”. 
À noite com o horário alterado por causa do jogo da selecção portuguesa, realizou-se no Bairro de Stº António a inauguração do Skate-Park que juntou bastante público para assistir depois da cerimónia de inauguração a uma demonstração de Patinagem Freestyle” da Associação Ice show de Arronches.



Como atractivo principal colaboraram dois dos mais conceituados executantes desta modalidade a nível do país que fizeram as delícias dos presentes pela sua destreza e temeridade na prática de alguns exercícios.