Click na Imagem

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Projectos estruturantes para a região marcam rentrée do Partido Socialista

Barragem do Pisão vai ser o Alqueva do Alto Alentejo. Ligação de Nisa a Cedillo vai dar centralidade ao distrito.

O desenvolvimento do distrito de Portalegre esteve em destaque na Conferência Nacional do Partido Socialista que nesta segunda-feira, dia 31 de Agosto, marcou o início do ano político. A construção da Barragem do Pisão e a aposta em infra-estruturas de comunicação rodoviárias, como a ligação entre Nisa e Cedillo (Espanha) foram duas das medidas enunciadas pelo Secretário-Geral do PS e Primeiro-Ministro do Governo português, António Costa. 


Perante uma plateia em que se cumpriram as normas da Direcção-Geral de Saúde, e que contou com a presença dos deputados e dos autarcas do Alto Alentejo, a região esteve em destaque quando, sob o lema “Recuperar Portugal”, António Costa elencou uma série de projectos que estão na visão estratégica para o plano de recuperação do país e foram objecto de debate neste dia de trabalhos.
A barragem do Pisão foi mencionada pelo primeiro-ministro como um projecto de tal forma estruturante que se pretende ser o que o Alqueva foi para o resto da região Alentejo. “Iremos avançar com algo que é fundamental para podermos fazer no Alto Alentejo o que o Alqueva constituiu no restante Alentejo, que é avançar com a Barragem do Pisão, absolutamente imprescindível para o desenvolvimento do distrito de Portalegre”, afirmou António Costa
Além disso, referiu a importância da construção da ligação rodoviária entre Nisa e Cedillo, uma reivindicação antiga que, a par de outras obras transfronteiriças, atribuam um papel mais importante a estas regiões no contexto ibérico. “Esta é a oportunidade para fazermos, de Norte a Sul, aquelas pequenas ligações que há muito estão pensadas e foram sendo adiadas. (…) É a ligação entre Nisa e Cedillo. (…) Todas essas pequenas ligações são ligações fundamentais para que o Interior deixe de ser Interior e seja, pelo contrário, o eixo de articulação deste grande mercado ibérico que nós temos de construir”, sublinhou António Costa.