Click na Imagem

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

‘Filhos da Cidade Morta’ o último livro de Francisco Ceia, apresentado no Centro Cultural

O portalegrense Francisco Ceia, apresentou no dia 12 de Setembro pelas 15h30 no auditório do Centro Cultural de Arronches o seu último livro 'Filhos da Cidade Morta'. O Município teve em conta todas as normas impostas pela DGS para a realização destes eventos. A lotação disponível não esgotou, mas contou com uma plateia de pessoas interessadas pela cultura, até porque o autor já não era a primeira vez que escolhia Arronches para apresentar as suas obras.

A sua actividade criativa reparte-se por variadíssimas áreas como o teatro, a escrita e a música. Tem uma vasta obra discográfica que iniciou em 1980 em que incorporou poesia de José Régio, Fernando Namora, António Sardinha ou Vergílio Ferreira, entre outros e que se prolongou até ao ano de 2005.

Na literatura publicou 'Jogo de Janelas' em 2012, 'Terra da Paciência' 2013 e 'Foi como um Rio' em 2016.

Para a apresentação de 'Filhos da Cidade Morta' convidou um amigo: Jorge Mangerona que, nas suas mãos portava num papel, linhas de vida que os unia desde os tempos de criança em Portalegre e que nunca os separou num qualquer 'apeadeiro' da vida, embora por vezes caminhando por ramais diferentes mas voltando sempre a encontrar-se. Jorge Mangerona realçou na sua escrita a forma leve, acutilante ou, por vezes, mais indecifrável do autor, onde os seus personagens têm nomes associados a estórias da história... ou da mitologia.

Francisco Ceia falou-nos nos vários aspectos do seu processo criativo, das suas preocupa-ções quanto ao mundo que o rodeia, por mais simples que seja o motivo, chegando muitas vezes a emocionar-se ao falar de gentes, lugares ou objectos.

A determinada altura a apresentação da sua obra literária 'descambou' para as preocupa-ções com a cultura e a política, ela que quase sempre impede de fazer obra mas nunca im-pedirá o Homem de sonhar e colocar no papel todas as suas ansiedades e desejos para a construção de uma sociedade com mais debate e acertividade.

Foram vários os participantes que da plateia animaram o diálogo, sempre com o respeito da pluralidade de ideias.

No final Francisco Ceia agradeceu à Presidente da Câmara Municipal de Arronches a forma como uma vez mais foi recebido.

Referindo a edil que desde já ficava o convite par a apresentação da sua próxima obra.