Click na Imagem

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Concertos musicais dinamizaram fim-de-semana

Largos onde por norma se realizam as festas de verão de Mosteiros e Esperança receberam espectáculos musicais nas noites de 4 e 5 de Setembro. 


A iniciativa ‘Noites de Verão – Música ao Vivo’ regressou neste primeiro fim-de-semana de Setembro e desta feita animou as noites de sexta-feira e de sábado, nas freguesias de Mosteiros e de Esperança, que assim tiveram uma noite a fazer lembrar as noites de verão que se realizaram nos respectivos largos das igrejas locais. 
Primeiro, em Mosteiros, cerca de seis dezenas de pessoas desfrutaram de uma grande noite de fados, na qual actuaram os artistas Dina Valério e Luís Lourenço, acompanhados na guitarra portuguesa por Nuno Cirilo e na viola por Miguel Monteiro, numa interpretação que motivou uma grande ovação por parte dos presentes. 
Diamantino Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros referiu ao N.A. que “esta iniciativa do Município em colaboração com as Juntas, vem de alguma forma minimizar a falta das festas”. 
Reconhece no entanto que “numa freguesia pequena como é a dos Mosteiros, mesmo assim a população aderiu, se bem que a deslocação para o largo onde decorrem habitualmente as festas não é fácil para quem não tem transporte, no caso dos mais idosos”, concluiu. 
Na noite seguinte, foi a vez da freguesia de Esperança receber esta iniciativa com a marca ‘Arronches com Música – Um Concelho com Ritmo’, subindo ao palco o grupo ‘Voz Amiga’, que viajou da freguesia elvense da Terrugem. 
A música popular nunca desilude e colocou, em vários temas, a assistência a cantar em conjunto com o grupo. Tal como na noite anterior, também esta actuação mereceu um forte aplauso por parte da assistência, composta por mais de meia centena de pessoas. 
O Presidente da Junta de Freguesia de Esperança (a segunda com mais habitantes) mostrou-se igualmente satisfeito dentro das condicionantes, afirmando ao nosso jornal que “as pessoas ainda têm medo de sair de casa, por isso não estiveram presentes num número mais significativo. Gostaria de referir que foi um espectáculo agradável o que este grupo apresentou, sendo muito aplaudido”. 
Todos os artistas ficaram bastante agradados com a realização e organização de toda a iniciativa, que foi para alguns um regresso aos palcos após o prolongado período de confinamento provocado pela pandemia que continua a assolar o país e o mundo, deixando por isso uma palavra de gratidão para com a Câmara Municipal de Arronches. 
Igualmente grata ficou a União Audiovisual que ao longo destas duas noites contou com a colaboração do Município e das Juntas de Freguesia de Esperança e Mosteiros para angariar alimentos tendo em vista o apoio a trabalhadores do sector, que com o cancelamento de muitos espectáculos, se encontram a passar por muitas dificuldades.(Fonte e fotos -GCCMA)