Click na Imagem

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Está confirmada a data das eleições para as CCDR. Ceia da Silva é candidato à Comissão Coordenadora do Desenvolvimento Regional do Alentejo

Foi publicado em Diário da República a data para as eleições à presidência das CCDR, que terá lugar no dia 13 de Outubro de 2020. A eleição indirecta para presidente das CCDR “em reunião de assembleia municipal que pode ser convocada especificamente para esse fim, em simultâneo e ininterruptamente em todas as assembleias municipais".

Prevê ainda que "a eleição indirecta para vice-presidente das CCDR decorra no dia 13 de Outubro de 2020, nas instalações das comunidades intermunicipais e das áreas metropolitanas, em simultâneo e ininterruptamente em todas as comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas". A eleição decorrerá por um colégio eleitoral de autarcas, constituído pelos presidentes das câmaras municipais, presidentes das assembleias municipais, vereadores e deputados municipais, incluindo os presidentes das juntas de freguesia da respectiva área geográfica.

Até agora os presidentes das cinco CCDR - Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve - eram nomeados pelo Governo, revela o JN.

Roberto Grilo é o actual Presidente da CCDRA, que irá cessar funções. Foi designado para exercer o cargo de Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, pelo Despacho n.º 8320-I/2015 da Presidência do Conselho de Ministros e Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia - Gabinetes do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, publicado em Diário da República no dia 29 de Julho.

O actual presidente da ERT - Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva é candidato à presidência da CCDR Alentejo.


Ceia da Silva publicou na sua página de Facebook o motivo da sua candidatura onde diz que “Com o sentido de servir a minha terra, com convicção e determinação", justificou, revelando que "foi muito especial contar com os apoios dos presidentes das Federações do PS do Baixo Alentejo/ Beja, Évora e Portalegre", respectivamente Nelson Brito (presidente da Câmara de Aljustrel), Luís Dias (presidente da Câmara de Vendas Novas) e Ricardo Pinheiro (deputado na Assembleia da República e antigo presidente da Câmara de Campo Maior).

António Ceia da Silva tem 57 anos. Nasceu em Portalegre, a 11 de Abril de 1963, e é formado em Direito. Ingressou como técnico na Região de Turismo de São Mamede, onde chegou a presidente. Foi presidente da Federação do PS de Portalegre e deputado na X Legislatura na Assembleia da República eleito pelo Partido Socialista.

Foi reeleito em 12 de Julho de 2018 para um segundo mandato de cinco anos à frente da ERT-Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, cargo para que foi eleito pela primeira vez após a reestruturação de 2013.