Click na Imagem

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Montaria aos javalis organizada pela Associação de Caçadores e Pescadores os Arraianos de Esperança

A Associação de Caçadores e Pescadores os 'Arraianos de Esperança' (portugueses e espanhóis), realizou no passado dia 5 de Janeiro, mais uma montaria aos javalis nas serras circundantes da Freguesia de Esperança.

 

Foram abatidos 13 javalis, uma espécie que causa por vezes grandes estragos na agricultura. Os caçadores para além de desenvolveram esta actividade que lhes transmite satisfação, têm a noção que o controle desta espécie através das montarias regulamentadas, contribuem para que haja menos estragos no sector agrícola.
Os javalis machos podem atingir mais de 200 Kgs e a sua longevidade pode ir até entre os 15 e 30 anos.
Depois de transportados da serra para a casa de recolha, onde foram preparados para verificação veterinária pelo Dr. João Pedro, de Monforte, para lhes dado o destino que são também os objectivos da associação. 
Depois da montaria foi servido um almoço/convívio entre portugueses e espanhóis com porco assado no espeto e uma boa sopa de feijão com couve, acompanhada de música de acordeão que um caçador espanhol ofereceu à ACPAE.
A caça é um dos desporto que mais une as pessoas em todo o Mundo. A Associação de Caçadores sente-se satisfeita por ser uma associação que trás durante a época venatória, aproximadamente 1300 presenças de caçadores, que contribuem para a economia local através da restauração. 
Nas três montarias realizadas foram abatidos 39 javalis. Sendo esta espécie de grande reprodução, pois uma fêmea pode ter numa barriga um total de 4 a 12 leitões que nascem entre Março e Abril, pelo que o seu controle é necessário a fim de que os prejuízos não sejam maiores. Para além daquilo que causam nas explorações agrícolas onde por vezes os machos cobrem fêmeas de outras raças, há também sérios prejuízos e por vezes acidentes graves, quando durante a noite nas suas deslocações invadem as estradas.