Click na Imagem

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Escola de Música de Arronches saiu à rua para cantar 'As Janeiras'

Cantar as ‘Janeiras’ está associado à quadra natalícia, o período que vai desde o Natal à chegada dos ‘Reis Magos’. No entanto existe uma diferença entre cantar ‘As Janeiras’ e os ‘Reis’. Ambas estão associadas uma na noite de Natal em que se sai para a rua a cantar a celebração do nascimento do ‘Menino’ e a outra, mais com um carácter de desejar um Bom Ano Novo, e receber em troca dádivas como o ‘Bolo Rei’ e o vinho.




Tradição esta que provavelmente recebemos dos tempos em que os romanos dominavam aquilo que é hoje o território português.
Este hábito de cantar nesta quadra está difundido por países para além de Portugal em Espanha, França, Itália ou Alemanha.
Foi pois seguindo esta tradição, que a Escola de Música de Arronches há bastantes anos que sai para a rua com o seu Grupo ‘Verde Maio’ e agora integrando o coral ‘Vozes á Janela’. 
No dia de ontem (5 de Janeiro) o dia foi dividido em duas partes. Pela manhã em autocarro cedido pelo Município o grupo ao qual se juntaram também outros elementos, começaram por visitar as Freguesias Rurais. A primeira delas foi a de Esperança, onde em frente à Junta de Freguesia desejaram um Bom Ano na pessoa dos elementos do executivo da Junta, que simbolizam toda a população. Depois dos cantares foi a vez de comer o bolo ‘Rei’ e beber o vinho licoroso. 
Ainda nesta freguesia visitaram o Centro Social Bom Jesus de Esperança, onde desejaram votos de um Bom Ano Novo a dirigentes, funcionários e utentes.
Rumar pela serra (sempre bonita neste altura e com um lindo dia de sol) para chegar à Freguesia dos Mosteiros, a mais pequena mas não menos acolhedora do Concelho de Arronches, com a serra como pano de fundo. Ali foram recebidos pelo Presidente da Junta Diamantino Pinto e Fernando Martins, a quem foram endereçados os votos da ocasião. Cantadas as canções tradicionais seguiu-se um pequeno beberete alusivo à quadra, para de seguida fazerem uma visita à sede do Futebol Clube Mosteirense, onde funciona o Restaurante ‘O Galinhas’.
Para terminar o périplo pelas freguesias rurais o grupo dirigiu-se para o Centro Social dos Mosteiros, onde eram aguardados pelo Presidente desta IPSS que os recebeu.
Convidados a entrar dirigiram-se para o local onde estavam os utentes aos quais desejaram um Bom Ano, com mais saúde se possível, terminando num obséquio da instituição para um pequeno convívio.
Depois de um par de horas para um pequeno descanso e cada um se dirigir ao seu lar para o almoço com a família, reuniram-se de novo na visita a mais uma IPSS. 
Vieram para a Câmara Municipal onde eram aguardados à entrada pela Presidente da Câmara Fermelinda Carvalho, Vice-presidente João Crespo, Vereador Paulo Furtado e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Assunção, José Louro.
Os votos de bom ano foram recíprocos por parte da Escola de Música e Edil e, ali mesmo, em frente à entrada foram cantadas as primeira canções. Recolhidos já no interior do edifício, voltaram a cantar e novamente a desfrutarem do ‘Bolo Rei’ e da sempre saborosa ‘Cinginha’. 
Estávamos a atingir o final do périplo pelas autarquias e para isso dirigiram-se para a Junta de Freguesia de Assunção, onde o Presidente José Louro os recebeu e deixou palavras sobre a importância cultural da nossa região que é dada pela Escola de Música de Arronches, não deixando perder esta tradição e, afirmar, que poderão sempre contar com o apoio da Junta de Freguesia.