Click na Imagem

domingo, 19 de janeiro de 2020

Luca Arguelles nomeado para o Prémio Especial Delta Chefe de Pastelaria do Ano 2019

Com o foco mediático sempre muito em cima dos chefes de cozinha esquecemos muitas vezes os pasteleiros, esses artesãos minuciosos que nos adoçam a boca e que não raras vezes nos salvam uma refeição. 


 O Mesa Marcada começou a instituir este Prémio Especial Delta Chefe Pasteleiro do Ano, na edição passada – que teve Joaquim Sousa como vencedor – a partir de um júri restrito composto apenas por pessoas do próprio meio. Este ano, o júri teve 36 votantes e mantivemos a mesma base de votantes. Contudo, convidámos igualmente outras 4 pessoas ligadas à gastronomia (e com uma certa predilecção por doces) de forma a dar uma maior abrangência à votação. Foram eles, Paulo Amado (Edições do Gosto), Marlene Vieira (Chefe de Cozinha do Panorâmico, Isabel Zibaia (autora e bloguer do Cinco Quartos de Laranja), e Diogo Lopes (Observador). No próximo ano haverá outros convidados. 
Além de chefes e sub-chefes de pastelaria, podiam ser eleitos nomes que formalmente não tivessem esse cargo, mas que tivessem responsabilidades nessa área, neste ou naquele lugar. Quisemos igualmente que fossem profissionais a exercer em lugares específicos (restaurantes, hotéis, pastelarias, etc) e não tanto actividades paralelas, como formação, áreas comerciais, ou outras. Pode-se ler no sapo/blogs.Mesa Marcada. 

Após uma votação concorrida apurámos 7 nomeados. Foram eles: 

Américo Santos do Belcanto, Diogo Lopes e Fabian Nguyen, ambos do Ritz Four Seasons Lisboa, Filipe Manhita do Fortaleza do Guincho, Filipe Martins, da Pastelaria Kubidoce (Olhão), Luca Arguelles, do Arguelles Atelier (Arronches) e Márcio Baltazar do Ocean.
Este prémio de Chefe Pasteleiro do Ano, patrocinado pelo Delta Cafés, será revelado esta segunda-feira à noite, na cerimónia dos Prémios do Mesa Marcada que decorrerá em Lisboa. (Fonte-Sapo.Blogs)