Click na Imagem

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Dia Internacional da Erradicação da Pobreza assinalado em Arronches

Numa organização da EAPN - European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal) e o Município de Arronches, que contou com a participação das IPSSs como o Centro de Bem Estar Social, Centro Social dos Mosteiros, Centro Social Bom Jesus de Esperança, Santa Casa da Misericórdia de Arronches, PraCachopos, ULSNA e Academia Sénior de Arronches, faltando a presença do Agrupamento de Escolas de Arronches dado que à hora (15h00) que decorreu ontem no Jardim do Fosso o evento, eram horas de aulas.
Este ano este dia foi simbolizado por uma “tenda”, constituída por faixas pintadas e decoradas pelas diversas instituições participantes.
João Crespo Vice-presidente da Câmara Municipal de Arronches foi o anfitrião da comemoração deste dia que começou por saudar e agradecer a presença de todos os participantes e afirmando que esta “tenda” simbolizava o local onde todos se pudessem recolher para afastar o flagelo da pobreza que grassa pelo Mundo.
Depois da intervenção do autarca o grupo recolheu-se precisamente nesse acto simbólico debaixo da estilizada “tenda”, para a foto que fica a assinalar o evento.
O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza celebra-se a 17 de Outubro. Em Portugal, o número de pobres e de pessoas que passam fome tem vindo a aumentar, em resultado da crise económica. As instituições de apoio e caridade social têm registado um aumento significativo do número de pedidos de apoio por parte das famílias portuguesas.
Segundo dados revelados pela Rede Europeia Anti-Pobreza, “18% dos portugueses são pobres". De acordo com esta organização "o número europeu que serve de referência para definir a pobreza equivale a um vencimento mínimo mensal de 406 euros.
Portugal surge na 141ª posição do top dos países mais pobres do mundo, com um PIB (PPC) per capita de 23,185 dólares".