Click na Imagem

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Concerto de Natal pelo Orfeão de Portalegre na Igreja da Luz em Arronches

Numa parceria entre a Câmara Municipal de Arronches e a Paróquia, a Igreja de Nª Sr.ª da Luz em Arronches, com a sua magnifica acústica, recebeu o Orfeão de Portalegre para mais um Concerto de Natal nesta Vila.

O Orfeão de Portalegre que conta com 36 anos de actividade, é dirigido pelo Maestro Domingos Redondo. As canções de Natal do seu reportório nesta noite de 8 de Dezembro, Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal, pertenciam ao cancioneiro popular. Muitas delas oriundas de localidades vizinhas do Norte Alentejano, onde imperou as da autoria do Maestro Fernando Lopes Graça. Também se escutaram algumas de autores estrangeiros como por exemplo o violancico espanhol com que abriram a sua actuação.
Em noite de muito frio, a Igreja da Luz registou uma boa assistência de público para escutar este orfeão que foi fundado em Fevereiro de 1980, pelo professor Joaquim Augusto de Brito Vintém.
No seu currículo o Orfeão de Portalegre conta com várias actuações no país (incluindo regiões autónomas) no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e França e presenças na televisão. Em 1985, grava o seu primeiro LP, voltando em 1998, a registar as suas vozes num CD intitulado “Os Melhores Coros Amadores da Região”, juntamente com outros Coros do Alentejo.
O Maestro Redondo lembrou, a importância de alguns párocos na recolha e preservação do canto, recordando entre outros, o Padre Tarsísio que chegou a dirigir este orfeão.
No final o Orfeão de Portalegre quis assinalar mais esta sua actuação em Arronches, entregando uma lembrança à Presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho que teceu elogios à magnífica actuação do Orfeão de Portalegre.