Esta sessão de esclarecimento que teve lugar ontem no Centro Cultural de Arronches não motivou os consumidores, porque foram apenas 12 os presentes, incluindo responsáveis autárquicos e de instituições.
A finalidade da sessão tinha como objectivo esclarecer os consumidores para os
Descontos Sociais de Energia que se destinam a 500 mil famílias.
A sessão foi promovida pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), em parceria com a RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE) e neste caso específico com a AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo e a Câmara Municipal de Arronches.
Para ter acesso, segundo os técnicos presentes - e a documentação distribuída - basta solicitar a adesão junto ao comercializador de electricidade e/ou de gás natural, que no caso do Concelho de Arronches não se coloca.
Todo o processo é da responsabilidade dos comercializadores que, mediante o pedido, têm que verificar junto das respectivas instituições competentes se o cliente reúne, ou não, as condições necessárias para beneficiar dos descontos sociais de energia.
Sendo este benefício dirigido a um segmento da população de fracos recursos económicos, em especial à população mais idosa, quer a Câmara Municipal de Arronches, como a Junta de Freguesia de Assunção, na pessoa dos seus presidentes, disponibilizaram os seus serviços para prestar o apoio necessário aos interessados, em todo este processo.