Click na Imagem

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Lista Vermelha das Aves: “Uma em cada oito espécies em risco de extinção na Europa”

Três anos de trabalho produziram a nova Lista Vermelha que será a base da conservação das Aves na Europa para os próximos anos.
 A Lista Vermelha das Aves, publicada esta semana pela Birdlife International e a UICN e financiada pela Comissão Europeia, revela números preocupantes sobre a conservação deste grupo na Europa. Também em Portugal são muitas as espécies ameaçadas, destacando-se o painho-de-monteiro, o britango e a águia-imperial.
 Das 533 espécies de aves da Europa, 13% estão sob ameaça, valor que sobe para cerca de 18% se considerarmos os 27 países da UE (à data do início do estudo a Croácia ainda não era Estado-membro). Destas, 11 estão Criticamente Ameaçadas.
Em Portugal (continente e ilhas), estão identificadas 22 espécies que se encontram sob ameaça na União Europeia, destacando-se a pardela-balear (Criticamente em perigo), a freira-da-madeira, o britango e o priolo (Em perigo). No entanto, existem muitos casos de espécies que viram melhorado o seu estado de conservação por toda a Europa. Em Portugal temos espécies que ainda estão ameaçadas, mas num grau mais favorável, como a freira-da-madeira e o priolo. Outras passaram a ter um estatuto de não ameaçadas na União Europeia, como a abetarda e o francelho. Para Luís Costa, Director da SPEA, “a recuperação destas espécies é um resultado directo dos esforços de conservação realizados, da aplicação das directivas Aves e Habitats e da implementação do programa LIFE da Comissão Europeia”.
Por outro lado existem dezenas de espécies com estatuto desfavorável, mostrando que os esforços de conservação não foram suficientes e têm de ser continuados, como no caso da pardela-balear, do sisão, da águia-imperial e do britango. Mas na opinião de Luís Costa, “é chocante o caso das espécies que eram comuns mas que têm vindo a regredir fortemente há vários anos, continuando a ser ignoradas pelos decisores políticos”. Entre elas, destacam-se as espécies cinegéticas. Em particular a rola-brava, mas também o zarro, a piadeira, o arrabio, o tordo-zornal e o tordo-ruivo. “São todas espécies ameaçadas na União Europeia, para as quais é urgente a suspensão da caça em Portugal”, conclui.