Click na Imagem

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Associação Columbófila do Distrito do Porto, solta cerca de 22 mil pombos no Concelho de Arronches

Pouco passava das 2 horas da madrugada de domingo 31 de Maio, quando entraram no nosso concelho dois camiões com pombos-correios da Associação Columbófila do Distrito do Porto.
A finalidade desta vinda à nossa vila foi efectuar mais uma prova do Campeonato Distrital da Associação do Porto com uma distância de cerca de 248 km. No local responsáveis pela solta informaram o Presidente do Clube Columbófilo Arronchense Luís Caixas, que traziam 452 caixas com pombos, num total aproximado de 22 mil pombos.
O Clube Columbófilo Arronchense preparou assim uma esmerada logística para receber da melhor forma estes amigos do norte e a população que se deslocou à herdade do Sr. Guilherme Romão, que se disponibilizou para que fosse ali feita a solta. Solta esta que estava programada para as 06h30 o que não veio a acontecer, pois a Serra do Caldeirão encontrava-se com algum nevoeiro, o que levou a aguardar mais algum tempo, vindo a ser pelas 07h15.  Enquanto se aguardava pela solta, motoristas e a população foi convidada a desfrutar de uns pães com chouriço fabricados pela Padaria Arguelles, com o sabor do verdadeiro pão alentejano e do verdadeiro vinho do porto. 
A solta correu da melhor maneira e sem grandes dificuldades, pois os primeiros pombos demoraram apenas cerca de 3 horas. No final o Vice-presidente da Câmara Municipal de Arronches, que também assistiu à solta em conjunto com o Presidente do Clube Columbófilo Arronchense, entregaram algumas lembranças do Município, Clube e Junta de Freguesia de Assunção e agradeceram a presença dos nossos colegas columbófilos na nossa terra. O presidente do clube agradece a todos os colaboradores e intervenientes neste evento, e espera por todos no próximo dia 14 de Junho para nova solta.
(texto-Luís Caixas|fotos-Emílio Moitas)