A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, levou a efeito no dia 27 de Maio a iniciativa “Kilómetro Zero”. Este evento teve como finalidade promover a sustentabilidade alimentar, utilização de produtos locais, valorização da economia local, etc., e foi organizado pela turma de Gestão e Produção de Cozinha.

Não é difícil associar a ideia de sustentabilidade ao futuro, à evolução e ao desenvolvimento humano no mundo. Cada vez mais é imperativo cuidar do Planeta e proteger a biodiversidade.

O desperdício alimentar integra-se neste contexto não só por ser um problema social como por ser um desaproveitamento dos recursos necessários à produção dos alimentos e das suas consequências, como sendo as emissões de dióxido carbono para a atmosfera”.

Este desperdício tem consequências não apenas éticas mas também ambientais, já que envolve o gasto desnecessário dos recursos usados na sua produção (como terrenos, energia e água) e a emissão de dióxido de carbono e metano resultante da decomposição dos alimentos que não são consumidos. Só em Portugal são desperdiçados um milhão de toneladas de alimentos por ano - 17% do que é produzido pelo país (dados Dezembro 2012.)”
Fizeram parte do evento um Mercadinho Regional, Almoço Sustentável e uma Palestra sobre a Sustentabilidade Alimentar. Para o efeito contaram com as presenças dos chefs Bruno Antunes, Luca Arguelles (chef pasteleiro de Arronches) e Valdir Lubave.