Click na Imagem

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Kilómetro Zero – A sustentabilidade Alimentar promovida na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, levou a efeito no dia 27 de Maio a iniciativa “Kilómetro Zero”. Este evento teve como finalidade promover a sustentabilidade alimentar, utilização de produtos locais, valorização da economia local, etc., e foi organizado pela turma de Gestão e Produção de Cozinha.
O Projecto da Turma de Gestão e Produção de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre defende que “É como cidadãos interessados, estudantes preocupados e membros de entidades dinâmicas, activas e de olhos postos no futuro como é a União Europeia e o Turismo de Portugal, que a turma de Gestão e Produção de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre vem propõe um projecto relevante e de interesse a nível escolar e público.
Não é difícil associar a ideia de sustentabilidade ao futuro, à evolução e ao desenvolvimento humano no mundo. Cada vez mais é imperativo cuidar do Planeta e proteger a biodiversidade. 
A reciclagem já é um hábito comum, os transportes e os biocombustíveis já começam a integrar-se na sociedade e as energias renováveis já são frequentemente utilizadas até nos contextos mais domésticos. Neste sentido, está a impor-se uma lógica igualmente sustentável nos meios hoteleiros,nomeadamente nas cozinhas. Grandes unidades de restauração já têm preocupações a este nível e praticam uma produção alimentar ecológica. O exemplo português mais recente é o Chef estrelado Pedro Lemos com uma horta biológica integrada no seu restaurante "Homónimo", na Foz do Douro.
O desperdício alimentar integra-se neste contexto não só por ser um problema social como por ser um desaproveitamento dos recursos necessários à produção dos alimentos e das suas consequências, como sendo as emissões de dióxido carbono para a atmosfera”.
Os dados estatísticos apontam para que “cerca de metade da comida produzida no mundo cada ano vai para o lixo. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o actual desperdício alimentar nos países industrializados ascende a 1,3 mil milhões de toneladas por ano, suficientes para alimentar os cerca de 925 milhões de pessoas que todos os dias passam fome.
Este desperdício tem consequências não apenas éticas mas também ambientais, já que envolve o gasto desnecessário dos recursos usados na sua produção (como terrenos, energia e água) e a emissão de dióxido de carbono e metano resultante da decomposição dos alimentos que não são consumidos. Só em Portugal são desperdiçados um milhão de toneladas de alimentos por ano - 17% do que é produzido pelo país (dados Dezembro 2012.)”
Fizeram parte do evento um Mercadinho Regional, Almoço Sustentável e uma Palestra sobre a Sustentabilidade Alimentar. Para o efeito contaram com as presenças dos chefs Bruno Antunes, Luca Arguelles (chef pasteleiro de Arronches) e Valdir Lubave.