Click na Imagem

sábado, 5 de dezembro de 2015

Dia Internacional do Voluntariado celebrado no Centro Cultural de Campo Maior

Comendador Rui Nabeiro da Associação Coração Delta: “Não gosto da palavra dar, gosto mais da palavra distribuir, e receber em troca um sorriso”


Para comemorar o Dia Internacional do Voluntariado, juntaram-se no Centro Cultural de Campo Maior os voluntários do Coração Delta, Voluntários Jovens e “Factor V” da Escola Secundária de Campo Maior e várias personalidades.
A cerimónia tinha como finalidade celebrar este dia e prestar o reconhecimento público do voluntariado com a entrega de diplomas.
O Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, deu as boas vindas aos presentes, destacando as presenças do Comendador Rui Nabeiro, Pedro Morcela, Presidente da Assembleia Municipal, o Presidente da Junta de Freguesia, João Laranjo Director Regional da Segurança Social do Distrito de Portalegre, Conceição Zagalo, Fernando Antunes e todos os voluntários.
Na sua opinião “o voluntariado foi sem dúvida uma das formas de vida que regiões do interior, como o Alentejo, que não estavam beneficiadas pelo que era o desenvolvimento económico, encontraram para superar as dificuldades”. Isto porque segundo o autarca “há uns anos atrás em Campo Maior, sempre o vizinho se preocupou com o seu vizinho da frente ou do lado”. Foi assim que "num período difícil, as populações praticavam o voluntariado", afirmou.
Já para o Comendador Rui Nabeiro ser voluntário não é dar, porque não gosta da palavra. Para o fundador da Delta, gosta mais da palavra distribuir e receber um sorriso. Recordou mesmo que, em determinada ocasião, falou disso à Primeira-dama do nosso país e que ela nunca mais se esqueceu dessa palavra. Para o empresário “nós não estamos aqui a fazer favores a ninguém, estamos aqui a cumprir uma missão”. Realçou a importância e o significado do voluntariado, sobretudo o praticado pela juventude, porque “temos que estar ao serviço dos outros, ao serviço do próximo”.
Conceição Zagalo, Presidente da Assembleia-geral do Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial-GRACE, uma personalidade muito ligada ao voluntariado e à solidariedade, disse ter “uma grande ligação a Campo Maior e ao projecto Coração Delta”. Reafirmou a importância e as mutações que o voluntariado tem tido ao longo dos tempos nas Nações Unidas e realçou as "palavras sábias" do Comendador Rui Nabeiro. 
Tiveram ainda intervenções o Professor Fernando Antunes, da Escola Secundária de Campo Maior e mentor do projecto “Factor V”, bem como aquele que disse ser o seu braço direito, porque gosta sempre que “haja um aluno envolvido e que faça a ponte entre ele e os colegas”. Essa ponte é estabelecida pelo jovem Luís Cruz que, no final, também ele, falou do que é ser voluntário.
Pelo meio houve um momento musical com a apresentação do Projecto de Formação de Guitarra, a cargo do Professor Fernando Gomes e de alguns alunos.
Fechou as intervenções o Director Regional da Segurança Social João Laranjo que destacou o voluntariado como “uma forma de descobrir novas culturas e explorara capacidades”. Para o responsável pela Segurança Social no Distrito, “o Dia Internacional do Voluntariado, representa o reconhecimento internacional do voluntariado como um fenómeno contemporâneo”.
Para encerrar a sessão foram entregues os diplomas a um vasto número de voluntários quer do Coração Delta, “Factor V” ou Voluntários Jovens. Para memória futura foi registado o momento como uma foto, de todos os participantes na escadaria do Centro Cultural de Campo Maior.