Click na Imagem

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

São Martinho mais um ano no Mercado Municipal de Monforte

O Mercado Municipal de Monforte foi, um ano mais, o cenário para a comemoração do dia de São Martinho, uma tradição que o Município mantém.
Neste espaço estavam reunidos pequenos e médios produtores do Concelho e até, alguns vindos de fora do mesmo.
As bancadas foram os escaparates para que estes produtores apresentassem e vendessem os seus produtos que iam desde a indispensável castanha, vinhos, licores, doces, enchidos, queijos e um número mais de iguarias que deliciaram os presentes.
Ao evento estavam associados para além do Município, várias instituições do concelho que participaram em actividades lúdicas e exposições de vária ordem, entre elas a Universidade Sénior do Crato, irmanada com a sua congénere de Monforte.
O Notícias de Arronches teve a oportunidade de falar com Gonçalo Lagem, Presidente da Câmara Municipal de Monforte, sobre a continuidade desta tradição que, para ele é “ para além de dar continuidade, envolver as escolas, e as IPSSs. Estas têm aqui mais uma possibilidade de financiamento porque são elas que fazem as sopas que as pessoas podem comprar. Deixámos de ter aqui o porco no espeto, reduzindo os custos desta iniciativa”. 
O autarca acabaria ao longo da nossa conversa por nos dizer que toda esta envolvência em torno de uma data tradicional como é o São Martinho em Monforte, no final, os custos totais rondaram os 100,00 euros.
O edil monfortense adiantou-nos ainda ter a esperança de “em Junho/Julho do próximo ano e através do novo Quadro Comunitário”, poder apresentar uma candidatura que o Município tem em overbooking, para a construção de uma sala polivalente para eventos, que seria inaugurada com a denominação de “Monforte Ex-líbris” que, ao fim e ao cabo são “os produtos locais como os queijos, os vinhos, os enchidos, as associações e colectividades e as coudelarias e ganadarias”, concluiu.