Click na Imagem

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Câmara Municipal de Arronches adquiriu novo autocarro

A Câmara Municipal de Arronches adquiriu um novo autocarro que se destina à substituição do existente por este ter atingido a idade limite permitida para o transporte escolar, num investimento de 239.110,55 euros.
A nova viatura tem um chassis da marca Volvo B9R com um motor de 9365 cm3 e com potência de 380 Cv. A carroçaria é da marca IRIZAR modelo Century. Tem um comprimento de 12 metros e capacidade para 55 passageiros + motorista + tripulante.
Em função do trabalho que o autocarro irá realizar (essencialmente o transporte escolar dos alunos do concelho), foi preocupação da Câmara Municipal adquirir uma viatura com elevados padrões de segurança sendo que nesta estão incluídos o sistema de Retarder Hidráulico que permite, entre outras funções, programar uma velocidade de descida constante, o sistema EBS que não é mais do que o controlo eletrónico de travagem e que inclui o sistema anti bloqueio das rodas (ABS) e o sistema de controlo de tração (TCS) e a grande novidade em termos de segurança que é o sistema ESP que reduz significativamente a possibilidade de capotamentos.
A carroçaria foi contruída para que em caso de capotamento a mesma se mantenha intacta, ou seja, sem qualquer deformação da estrutura, cumprindo desta forma o regulamento de segurança para estes veículos e superando, com sucesso, a prova ECE 80 relativa a colisões, aumentando, substancialmente, a segurança dos ocupantes.
Esta é pois, uma mais-valia para o concelho de Arronches, que fica dotado com um autocarro com a mais moderna tecnologia em termos de segurança e conforto.