Click na Imagem

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

No Dia Mundial da Diabetes, celebrou-se hoje o IX Encontro de Diabéticos de Arronches


A Educação e Prevenção da Diabetes são o tema do Dia Mundial da Diabetes. A ULSNA/Centro de Saúde de Arronches organizou hoje, dia 14 de Novembro, o IX Encontro de Diabéticos de Arronches, para celebrar esta data.
O Encontro realizou-se com início às 10h30 desta manhã na Biblioteca Municipal do Centro Cultural de Arronches. Para o efeito contou com o apoio da Câmara Municipal de Arronches, Junta de Freguesia de Assunção e a colaboração do Instituto BECEL e Museu do Pão.
Com a sala completamente cheia o Dr. Eliseu Senante, responsável pelo Centro de Saúde de Arronches, depois de saudar os presentes e agradecer os apoios recebidos, quer a nível autárquico quer dos privados, começou por referir que uma das “particularidades que caracterizam a diabetes, existe uma diferença clara com outras doenças crónicas: a importância que tem o próprio comportamento do utente no seu dia-a-dia e ao longo do tempo da doença. Sem esta participação um bom controlo é impossível”. Recordou ainda o clínico que “desde 1991 a Organização Mundial da Saúde-O.M.S. e a F.I.D. criaram esta data em resposta ao alarmante aumento de casos de diabetes que se cifra nos 13%, o que significa que em Arronches o número também pode eventualmente aumentar”.
Eliseu Senante depois da sua intervenção, apresentou a Enfermeira, Ana Mão de Ferro, que auxiliada por imagens elucidativas, falou aos presentes dos cuidados a ter com o pé diabético, que vão deste a higiene, sintomatologia, calçado, alimentação, exercício, etc. Recordando que ao mais pequeno indício de sintomas que podem ser um alerta para esta doença, devem procurar o seu médico ou especialistas nesta área.
Com a presença também na mesa da Enfermeira-chefe do Centro, Maria José, a Fisioterapeuta, Patrícia Rodrigues da UCC de Arronches, recordou a importância "do exercício e da dieta como um dos pilares para o tratamento da diabetes", sendo aqui que entra a fisioterapia, com a qual se podem conseguir patamares muito relevantes para uma melhor qualidade de vida do diabético, como seja uma melhor função respiratória, o equilibro e a coordenação dos movimentos.
A fisioterapeuta, recorrendo-se de exercícios simples ao som de música, aproveitando o pouco espaço, colocou todos os participantes a executarem alguns exercícios bastantes fáceis. Exercícios esses que até para os que têm menor mobilidade, podem a diário executar. Para finalizar uma pequena largada de balões, consistiu também uma forma de “obrigar” sem quase se aperceberem dessa importância, todos a movimentarem-se.
No final o Dr. Eliseu Senante e as profissionais de saúde do Centro de Saúde de Arronches, agradeceram a presença dos mais de quarenta participantes e convidaram-nos a fazerem um pequeno lanche, cortesia da Junta de Freguesia de Assunção que se fez representar pelo seu Presidente, José Louro, Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara e o Vereador José Bigares em representação do Municipio.