Click na Imagem

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Bombeiros Voluntários de Arronches, recebem novos equipamentos

Ontem ao final da tarde nas instalações do quartel dos Bombeiros Voluntários de Arronches, foi feita a entrega pela Câmara Municipal de Arronches, proveniente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo-CIMAA, um conjunto de equipamentos (fatos e capacetes) obtidos através de candidatura feita em 2013, a Fundos Comunitários, ao abrigo do Eixo Prioritário II – Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Minitorização de Riscos.
O equipamento desta candidatura que consta de 12 capacetes (vermelhos e brancos) e 17 fatos compostos por calças e dólmens, foi feita ao Comandante dos Bombeiros Municipais de Arronches, Nuno Costa.
No acto da entrega com a sala repleta de bombeiros desta associação, esteve a Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho e Paulo Trindade, que durante oito anos presidiu à direcção desta associação.
No uso da palavra a Presidente da Câmara Municipal de Arronches enalteceu uma vez mais, o trabalho desenvolvido ao longo de oito anos pela direcção que agora cessou funções, num período bastante complicado para os bombeiros portugueses e em especial para os de Arronches. Voltou a frisar a disponibilidade que a Câmara Municipal de Arronches mostrou nesse período difícil quer através de um montante bastante elevado em termos monetários como noutras ajudas. A edil repetiu neste mesmo espaço, uma vez mais, da necessidade de maior empenhamento e entreajuda entre o Corpo Activo e direcção para que tudo possa caminhar no melhor sentido, e que os Bombeiros Voluntários de Arronches podem sempre contar com o apoio do Município a que preside.
Paulo Trindade durante a sua intervenção, vincou a dificuldade que consiste no voluntariado nesta actividade de bombeiro. Muitas vezes é necessário sensibilizar as entidades patronais para que possam libertar do serviço, em caso de necessidade, os seus funcionários. O que nem sempre é fácil, pois estão a pagar um salário para que o seu funcionário cumpra com a sua obrigação enquanto seu trabalhador. Isto para dizer que, com estas condicionantes, por vezes só com os voluntários é difícil dar uma resposta mais rápida aos problemas. Lembrou ainda Paulo Trindade da necessidade em estabelecer um diálogo com a população para lhes dar conhecimento destas dificuldades, em por vezes não conseguirem dar uma resposta mais célere às situações que surgem. Relembrou o trabalho que a sua direcção fez ao longo destes anos mas, que “não o fizeram sozinhos, fizemo-lo com o apoio de todos” e em especial destacou a “preciosa ajuda” que receberam por parte da Câmara Municipal de Arronches.
Nuno Costa, Comandante do Bombeiros Voluntários de Arronches, depois de saudar todos os presentes, destacou a importância deste equipamento, embora só cubra metade das necessidades. Afirmou que “ele é bem-vindo porque, hoje em dia, a segurança é o mais importante”, recordando a frase que “uma árvore vale o que vale e uma vida humana não tem preço”. Lembrou ainda o comandante que” os equipamentos, os veículos é tudo muito importante mas, o mais importante é a massa humana, porque os equipamentos sozinhos não apagam incêndios nem vão socorrer pessoas”. À semelhança do que já tinha frisado Paulo Trindade, o Comandante Nuno Costa voltou a insistir na necessidade de captar mais pessoas para os bombeiros, através de uma forte sensibilização. Do importante que é trabalhar em prol do próximo e a motivação que é ser Bombeiro Voluntário, pela grandeza na disposição de estar sempre pronto para dar o melhor de si à sociedade, sem esperar mais do que a sua satisfação pessoal.
Terminou por dizer que esse caminho vai ter que ser encontrado com a nova direcção e, naturalmente, vão ter que bater mais vezes “à porta da senhora Presidente” porque este é um trabalho que nunca está acabado.