Click na Imagem

domingo, 16 de junho de 2019

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches comemorou ontem a passagem do seu 20º Aniversário

Ao longo da tarde de ontem (15 de Junho), o Grupo de Forcados Amadores de Arronches comemorou no Centro Cultural de Arronches o seu 20º Aniversário.




Depois da Apresentação da Corrida que terá lugar no dia 21 de Junho na Praça de Touros de Arronches, que precisamente assinala os 125 anos da sua construção “ muito embora a Praça de Touros de Arronches, propriedade de Francisco Romão Tenório, fosse construída pela sua família em 1894 (125 anos de existência com espectáculos contínuos), há notícia que, já antes por este concelho, tinham lugar espectáculos de caris tauromáquico, o que levou o lavrador a construir esta praça.
Não só pela sua antiguidade, como também pelo seu enquadramento na fortificação abaluartada das antigas muralhas da ‘Forte Arronches’ como cantou Luís de Camões, constitui só por este facto, um património arquitectónico inestimável.
O Concelho de Arronches não só pela antiguidade da sua praça distingue-se também, porque - será um dos poucos em Portugal – que tem uma praça em cada uma das suas três freguesias.
A Praça de Touros de Arronches tinha inicialmente lugar para 3.000 espectadores e as suas corridas ocorriam pela Feira Anual de Maio e pelas Festas de Nossa Senhora da Luz, padroeira da Vila. Passaram posteriormente a ter lugar os festejos taurinos durante as Festas de São João e da Santa Casa da Misericórdia”
, esta última actualmente organizada pelos Forcados de Arronches. 
Esta corrida terá também como atractivo a Comemoração do 20º Aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Arronches que pegarão sozinhos este Concurso de Ganadarias.
“Foi Joaquim António Praxedes, que no ano de 1999 fruto do jeito e valor que alguns jovens da vila denotavam para pegarem vacas e touros nas largadas, que chamou a si a constituição do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, assumindo a liderança como cabo, e integrado na Associação ‘Amigos da Festa Brava’. 
O grupo de Forcados Amadores de Arronches que este ano de 2019, comemora o seu 20º Aniversário, tem levado como bandeira o Concelho de Arronches por praças de Portugal, Espanha e França. Depois de Joaquim António Praxedes, o grupo teve como cabo Ricardo Nunes e actualmente Manuel Cardoso, o qual capitaneou o grupo em 2018 na sua apresentação na Praça de Touros do Campo Pequeno”

A Exposição comemorativa na Galeria do CCA, é demonstrativa através de cartazes, fotos e troféus conquistados, o que têm sido o percurso dos Amadores de Arronches ao longo destes 20 anos de actividade ininterrupta. 
À noite no salão do CCA reuniram-se os actuais e antigos forcados do grupo com as suas respectivas famílias e Amigos para desfrutarem de um jantar (servido pelo Restaurante ‘A Piscina’). 
Nos discursos o cabo Manuel Cardoso recordou o que têm sido estes 20 anos, apelando para que os actuais e futuros forcados deste grupo nunca esqueçam duas pessoas importantíssimas para que o grupo pese as agruras e incompreensão que foram surgindo por parte de empresas e outros agentes da festa, nunca desistiram e são eles o antigo Cabo Ricardo Nunes ‘Planta’ e João Cardoso. 
Depois deu a palavra a antigos e actuais membros do grupo para que eles pudessem expressar o que é, ou foi, terem envergado a jaqueta dos Forcados Amadores de Arronches. 
Seguiu-se a projecção de um vídeo recordando a história do grupo com os seus momentos mais significativos, quer nos triunfos como nos momentos menos bons. Este encontro entre o Grupo e a ‘família’ que constituem, terminou com o apagar das velas do bolo de aniversário (Padaria Arguelles).