Click na Imagem

terça-feira, 25 de junho de 2019

Inauguração do Centro Interactivo da Ruralidade de Arronches

O nome pode parecer estranho mas, na realidade trata-se de um 'Museu Agrícola'. A ideia nasceu ainda na Câmara Municipal de Arronches presidida por Gil Romão.





Sendo Arronches um concelho essencialmente agrícola e no seu meio rural existir um grande espólio de máquinas e artefactos ligados à agricultura, o Município começou então por procurar peças para um futuro 'Museu Agrícola'. Foi adquirindo umas peças, outras oferecidas e algumas até como fiel depositário, como o caso da Herdade de Font'Alva. 
Não tendo o Município um espaço para levar por diante a ideia, até dado o grande porte de algumas máquinas agrícolas, mais tarde viria a ser adquirido o antigo Lagar da Cooperativa Trabalho e Progresso de Arronches, em frente às Piscinas Municipais.
A Câmara socialista ainda chegou a mandar fazer o levantamento topográfico do edifício, só que nas eleições autárquicas de 2009, Fermelinda Carvalho do PSD viria a ganhar as eleições. 
Por conseguinte é sob a governação do PSD na Câmara Municipal de Arronches que se desenvolve todo o processo para a candidatura através do FEDER para a construção do Centro Interactivo da Ruralidade de Arronches-CEIRA, uma obra com um custo de 877 mil euros, financiada em 680 mil euros pelos Fundos Comunitários.(...)

Ler mais na edição em papel de Junho do Notícias de Arronches