Click na Imagem

terça-feira, 25 de julho de 2017

Reunião na Junta de Freguesia de Esperança em verdadeiro ambiente pré-eleitoral proferiram-se palavras nunca antes ditas

No dia 24 de Julho e como habitualmente, realizou-se a 2ª Reunião de Câmara fora dos Paços do Concelho, sendo esta realizada na Junta de Freguesia de Esperança com a ausência do Vice-presidente (em período de férias) e todos os restantes vereadores.
A sensivelmente três meses das eleições autárquicas, o ambiente torna-se menos amistoso politicamente, o que se compreende. Estas reuniões deste órgão autárquico são o local por excelência para o debate de ideias e confrontos políticos, desde que eticamente não sejam reprováveis.(...)
As “hostilidades”, tiveram início quando a presidente Fermelinda Carvalho explicou aos vereadores a sua tomada de posição nos diversos órgãos de comunicação social sobre as restrições ao consumo de água e respeitantes ao Concelho de Arronches. Os vereadores socialistas discordaram dos termos em que essas intervenções foram feitas e que deveriam ser mais pedagógicas.
Fermelinda Carvalho reiterou a sua posição, dizendo que Arronches foi descriminada por esta comissão de acompanhamento e interrogou os vereadores do PS se estavam de acordo que as restrições fossem só para o Concelho de Arronches e não, por exemplo, para Campo Maior ou Elvas, sendo o abastecimento feito pela mesma barragem.
Surgiram acusações de parte a parte, recordou-se o passado, e o vereador Gil Romão afirmou numa das suas intervenções que e citamos “esta maioria (PSD) na Câmara é um cemitério de ideias” e que a Presidente “é bipolar política”.
O PS apresentou uma declaração (que nos chegou hoje através de e-mail) sobre a sua posição quanto à restrição de consumo de água em Arronches, que publicamos na integra para esclarecimento dos leitores e munícipes do Concelho de Arronches. F.N.Marques|fotos-N.A.

Declaração
"ARRONCHES FOI NOTÍCIA PELAS SURPREENDENTES DECLARAÇÕES DA SENHORA PRESIDENTE DA CÂMARA QUANTO À POSSIBILIDADE DOS SEUS MUNÍCIPES NÃO PODEREM ENCHER PISCINAS E LAVAR CARROS


Arronches, no Norte Alentejano, e Vila Real, em Trás-os-Montes, foram alvo de entrevistas por parte da Comunicação Social Nacional, sobre medidas de mitigação de uma seca que poderá vir a agravar-se.
É uma situação que nos preocupa a todos. Mas, para nosso espanto, a senhora Presidente da Câmara Municipal não só disse aos jornalistas que não está preocupada como não quer acatar a deliberação do Conselho de Ministros (nº 80/2017 de 7 de Junho), que cria a comissão de acompanhamento da implementação do Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para situações de Seca.
Salienta, designadamente, a senhora Presidente da Câmara:
“Esta medida proibitiva não tens pés nem cabeça, ninguém vai controlar os munícipes. Se fosse uma recomendação não me parecia mal, mas volto a dizer que não aceito, não percebo e não concordo. Os munícipes podem estar descansados que não vamos andar atrás deles em Arronches a controlar se estão a encher piscinas ou a lavar os carros.”
O Partido Socialista de Arronches não pode deixar de manifestar a sua apreensão e profunda preocupação com a atitude da senhora Presidente. Este é um assunto que nos deve mobilizar a todos.
Na mesma reportagem o Presidente da Câmara de Vila Real apelou ao uso racional da água e sublinhou que a autarquia tem em curso uma campanha de sensibilização subordinada ao tema “Poupe agora...para não Faltar depois!”.
Enquanto para a nossa Presidente de Câmara esta preocupação do Governo é um disparate, para a Câmara de Vila Real a prioridade é alertar os consumidores para os riscos da atual situação de seca, apresentando conselhos sobre como poupar água em situações comuns, como tomar duche, escovar os dentes, cozinhar, lavar loiça, roupa, regar o jardim, cuidar da piscina, controlar regularmente o contador, verificar a existência de fugas, fechar bem as torneiras, entre outras…
Enquanto Arronchenses e vereadores da Câmara Municipal, não podemos aceitar que a senhora Presidente da Câmara, numa altura de seca extrema e num assunto tão grave como este, diga “não acato, não aceito e não concordo”.
Teria ficado bem à senhora presidente da Câmara Municipal de Arronches dizer que ia assumir já a divulgação de medidas de utilização eficiente e responsável da água, para que, tendo em conta a possível duração desta seca, este recurso possa chegar para todos, para o consumo humano, para a agricultura e para a indústria.
Teria ficado bem à senhora Presidente da Câmara Municipal de Arronches perguntar porque motivo os restantes 3 concelhos que integram o mesmo sistema de abastecimento público, não fazem parte das mesmas medidas restritivas.
Compete ao presidente de Câmara desencorajar os comportamentos abusivos e o uso irracional de água. E compete, sobretudo, fazer cumprir as leis do País".
Arronches 24/7/2017

Os Vereadores
Carlos Rodrigues/Gil Romão