Click na Imagem

sábado, 29 de julho de 2017

O Partido Socialista de Arronches tornou ontem pública a sua lista de candidatos durante um jantar

(Os candidatos do PS/Arronches aos vários órgãos autárquicos do Município)
O restaurante “A Estalagem” em Arronches foi o cenário escolhido pelo Partido Socialista de Arronches, para apresentar publicamente a sua lista de candidatos aos vários órgãos autárquicos. Contou com a presença de Eduardo Cabrita, Ministro-adjunto do Governo PS, Luís Moreira Testa, Deputado pelo PS na Assembleia da República e Presidente da Federação Distrital de Portalegre do Partido Socialista e Ricardo Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior.

Com a sala cheia por candidatos, familiares, militantes e simpatizantes, pelo palco montado para o efeito, passaram com o seu testemunho de apoio a Carlos Rodrigues como candidato à Presidência da Câmara Municipal de Arronches (actual vereador pelo PS), o Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, onde o candidato é chefe de Divisão Financeira e Administrativa.

Ricardo Pinheiro não se poupou a elogios ao candidato Carlos Rodrigues, pessoa com quem ao longo destes oito anos, manteve uma grande ligação não só a nível profissional como pessoal. Destacou ainda as qualidades humanas do candidato, a sua facilidade em mobilizar e trabalhar em equipa, conseguindo com a sua competência contribuir para que Campo Maior hoje tenha um significativo aumento de postos de trabalho, afirmou. Ricardo Pinheiro “lamentou” vir a perder este colaborador e amigo mas que Arronches vai ganhar com ele como presidente da Câmara.
O Deputado pelo Partido Socialista por Portalegre e Presidente da Federação Distrital de Portalegre do Partido Socialista, Luís Moreira Testa, na sua intervenção afirmou que o candidato Carlos Rodrigues “é um excelente gestor da coisa pública” interpelando de forma indirecta os presentes, se “existirá alguém neste concelho como Carlos Rodrigues”, elencado os respectivos projectos por onde passou e nos que está inserido. Recordou que Carlos Rodrigues neste mandato “enquanto vereador ajudou na oposição a emendar um conjunto de erros para que não fossem mais profundos, lesando a Câmara Municipal e todos os arronchenses”.
Para o deputado socialista apenas lhe resta uma dúvida: “por quantos vamos ganhar no dia 1 de Outubro porque a vitória é do PS”, concluindo lembrando a falta que o Partido Socialista faz a Arronches e ao Distrito de Portalegre.
A intervenção do Ministro do Governo PS e dirigente nacional Eduardo Cabrita era aguardada pelos socialistas com expectativa. Começou por exprimir a sua alegria em estar em Arronches no apoio a esta candidatura, e a sua convicção na mudança no dia 1 de Outubro.
Como seria de esperar no seu discurso, trouxe o todo da política nacional para o contexto local, dando como exemplo o INE colocar a taxa de desemprego não abaixo dos 10%, mas vir rectificar que, na realidade, ela se encontra nos 9%. Recordou a devolução do poder de compra aos portugueses, diminuindo a carga fiscal, dando-lhes esperança e fazendo crescer a economia portuguesa. Quanto a Arronches afirmou que “o PS está intimamente ligado àquela que é a história da capacidade de transformação do poder local. O PS está intimamente ligado àquilo que é a marca de confiança, de esperança aqui no distrito de Portalegre, aqui no Norte Alentejano”.
O governante disse que “o Partido Socialista sabe que as próximas eleições são eleições locais, em que homens e mulheres do PS apresentam as suas candidaturas nos 308 Municípios do país”. Deixou como frase mais forte ao proferir que “Arronches tem parado no tempo nestes últimos oito anos” e que a “pasmaceira marcou Arronches nestes últimos anos”. Eduardo Cabrita acredita que a vitória nestas eleições em Arronches será do PS mas, é preciso num distrito como o de Portalegre, que haja mais câmaras socialistas, porque “Arronches neste últimos anos não está no mapa regional nem no nacional”.
O candidato Carlos Rodrigues subiu ao palco debaixo dos aplausos dos presentes na sala e começou por afirmar que, depois de escutar os elogios quer de Ricardo Pinheiro, de Luís Moreira Testa e do Ministro Eduardo Cabrita, chegou a emocionar-se. Referiu que, no seu discurso (escrito), estava praticamente tudo reflectido no que antes foi dito pelos outros oradores. Agradeceu a presença de todos, lamentando contudo não estarem para além de Ricardo Pinheiro, mais presidentes do PS do distrito…alguém referiu que “fica para a próxima”.
Entrando no discurso disse que “hoje perante todos assumo um dos mais difíceis e sérios compromissos da minha vida através de todos os presentes e todos os arronchenses, que é o de ser o próximo Presidente da Câmara Municipal de Arronches”.
Nos seus objectivos como candidato, está o de “mobilizar e motivar todos os arronchenses em torno desta candidatura”, independente de idades e sensibilidades e um concelho a progredir ao mesmo ritmo. Recordou ser filho da terra e conhecer o Concelho como as palmas das suas mãos, estar vigilante para proteger e dignificar Arronches.
Garantiu que está neste projecto de serviço público porque pode ser útil ao Concelho e quer envolver as pessoas neste projecto. Confessou que “hoje o que mais me apoquenta é o estado de desesperança das pessoas”. Contra isso afirmou que lutará e que acredita no trabalho.
Baseia a suas convicções no “empreendedorismo, mobilizar e não proferir palavras ocas que depois não têm sequência”, porque promover o emprego deve ser uma prioridade mas com seriedade” e não conformar-se com o emprego temporário dos jovens.
Acredita que o Município tem que requalificar os seus recursos humanos, que os seus quadros técnicos e trabalhadores estejam fortemente motivados.
No final da sua intervenção informou que oportunamente será divulgado o programa eleitoral da sua candidatura. Para encerrar esta apresentação Carlos Rodrigues foi chamando um a um, os integrantes da sua lista de candidatos à Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, bem como o mandatário da sua candidatura (o seu filho Luís Carlos) e o responsável financeiro José Júlio Feiteira. Com todos no palco foi feita a foto esperada dos candidatos do PS/Arronches.
A lista apresentada para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal, constam os quatro primeiros, podendo nos restantes casos (Juntas de Freguesia) haver alteração à ordem pela qual foram apresentados, segundo nos informou Carlos Rodrigues.

Câmara Municipal - Marco Belchior, Luís Mergulhão, Célia Ribeiro e João Trindade; Assembleia Municipal – Amílcar Belchior, Carlos Flores, Lúcia Costa e João Palmeiro; Junta de Freguesia de Assunção – Jacinto Semedo, Marco Vitória e Maria Clara Feiteira; Junta de Freguesia de Esperança – Diamantino Ribeiro, João Gunas e Hélio Martins; Junta de Freguesia de Mosteiros – José Bandeiras, José Carvalho e Helena Bandeiras.