Click na Imagem

sábado, 8 de julho de 2017

Exposição #sonh@r.com-art de Carlos Godinho

Decorreu na passada quinta-feira na Galeria do Centro Cultural de Arronches a exposição de Carlos Godinho #sonh@r.com-art. Este artista está presente pela segunda vez no Centro Cultural de Arronches e, este ano, trouxe-nos uma série de telas a óleo enquadradas na vertente surrealista. Uma pintura muito limpa de traço fino e firme, na busca incessante do perfeccionismo.
Presentes na abertura da exposição a Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal de Arronches, o Vereador do Pelouro da Cultura, o Presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros, um membro da Junta de Freguesia de Assunção e pouco público, mesmo pouco. Na nossa perspectiva, não se justifica, porque há um protocolo estabelecido (e é um dever) para a presença daqueles que exercem cargos políticos ou dirigentes de colectividades ou associações, com as devidas excepções.
Depois da introdução do pintor pelo Vereador da Cultura e na fase de diálogo com o público, Carlos Godinho foi interpelado pela Presidente da Câmara sobre o porquê de não existir uma certa proporcionalidade nas suas telas em relação à figuração.
Carlos Godinho defende que "a pintura a óleo deixa antever uma “forma diferente” de olhar a cor dos espaços que se podem contemplar. Referindo que "cada traço pode ser olhado de múltiplas formas". Assim, cada quadro "é o despertar para uma realidade de descobertas para além do consciente. A luz, a forma e a cor transportam-nos para um número (in)finito de construções que apenas cada um pode percepcionar." Sobre a proporcionalidade defende que "em cada ponto visionamos um equilíbrio expresso nos modelos. Aqui não temos que olhar o que nos é comum mas o que nos conduz a uma visão mais lata de tudo quanto nos rodeia. Cada pintura é mais do que aquilo que conseguimos fotografar. É aquilo que nós queremos em cada momento. É o que se pode ver naquilo que cada tela apresenta". Recordou mesmo a pintura de Salvador Dali e doutros pintores do surrealismo, cubismo etc.


                       




Dados biográficos do autor


Nascido em S. Lourenço de Mamporcão (Estremoz), tem dedicado parte do seu tempo à pintura de cartazes e catálogos, à ilustração de capas de livros e a um bom número de colaborações jornalísticas e radiofónicas.
Licenciado em Ensino na variante de Educação Visual, pela Escola Superior de Educação de Portalegre (E.S.E.P.), frequentou a Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e é Mestre em Sociologia pela Universidade de Évora. Tem comissariado diversas exposições de outros artistas plásticos portugueses, em diversos espaços na cidade de Estremoz.
.