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sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Portugueses querem fim de contrato de 2 anos com operadoras

De acordo com a Associação de Defesa do Consumidor (DECO) as operadoras “arranjaram” uma nova estratégia para refidelização dos clientes. Neste âmbito não existe em Portugal nenhuma lei que regulamente tais situações mas a DECO quer que sejam efectuadas alterações na Lei das Comunicações Electrónicas.

Para isso lançou há uns meses um abaixo-assinado que contou com a assinatura de mais de 109 mil portugueses.
Hoje em dia são muitas as histórias que se ouvem relativamente à postura “agressiva” das operadoras para com os clientes, mesmo na hora da refidelização. Como se sabe, quando um cliente faz um contrato com um operador este é válido por 24 meses (2 anos), devendo esse contrato ser cumprido até ao fim sob pena do cliente ter de pagar a totalidade do serviço contratado.
Numa situação em que o cliente pretende desistir do serviço, as operadoras recorrem normalmente ao plano B oferecendo várias promoções/descontos mas voltando a refidelizar o cliente por mais dois anos. Sabe-se também que algumas operadoras “ameaçam” com o pagamento da totalidade do primeiro contrato.
A refidelização é um dos principais motivos de queixa dos clientes à Associação de Defesa do Consumidor. De acordo com o jornal Ionline só nos primeiros seis meses do ano, a DECO recebeu mais de 21 mil queixas.
Nesse sentido foi criado um abaixo assinado, que contou com 109 mil assinaturas, com o objectivo de fazer alterações na Lei das Comunicações Electrónicas.
Segundo Ana Sofia Ferreira da Deco, os períodos de fidelização de dois anos que geralmente são pedidos “são demasiado longos, principalmente se o cliente ficar no desemprego ou se for para o estrangeiro” e como tal, quiser cancelar o serviço.
Em jeito de sugestão deixamos também um alerta: tenha sempre em atenção quando a sua operadora lhe disser que por algum motivo estendeu a sua fidelização por mais dois anos, solicite prova escrita, assinada por si, assim como essa fidelização aconteceu com o seu conhecimento. Vai ficar surpreendido com a reacção da operadora a essa sua reacção! (fonte-Jornal I online)