Click na Imagem

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O jornalista Fernando Correia foi o convidado para assinalar o 3º Aniversário da Universidade Sénior de Monforte

Quando a Câmara Municipal de Monforte proporcionou as condições para que fosse possível criar uma Universidade Sénior, e embora as expetactivas em torno de resultados futuros fossem as melhores, talvez não se esperasse que, apenas decorridos 3 anos após a sua inauguração oficial, que ocorreu no dia 4 de Janeiro de 2013, esse serviço gerido pela referida autarquia já seja considerada por uma das melhores do país, o que levará, proximamente, à sua certificação pela RUTIS - Rede de Universidades da Terceira Idade.
Este ano, as comemorações do seu aniversário realizaram-se no dia 6 de Janeiro, a partir das 15h00, reunindo alunos, professores, representantes de organismos públicos e privados e alguns utentes das IPSS’s do Concelho. A estes juntaram-se o Presidente do Município de Monforte, Gonçalo Lagem, o Vice-Presidente e Vereadora do seu executivo, Fernando Saião, Mariana Mota, o Pároco local, Padre Joanees, e a Coordenadora da Universidade, Vitória Medalhas que aproveitou a ocasião para apresentar o primeiro número do jornal da Universidade, esclarecendo que terá uma periodicidade semestral, sendo distribuído nos aniversários e nas cerimónias de encerramento dos anos lectivos. (…).
Este ano, as comemorações contaram com a presença de um convidado especial, Fernando Correia, voz maior da rádio portuguesa, nome grande do desporto e da televisão, que veio apresentar o seu último livro. Fernando Correia teve a vida pessoal abalada pela doença que atingiu a sua mulher, a doença de Alzheimer. Escreveu, então, “Piso 3, Quarto 313” para, com total compreensão, dar o testemunho pelos doentes e pelos familiares que sofrem, amam e tantas vezes choram, na impossibilidade de fazerem melhor. Durante mais de duas horas, Fernando Correia cativou a plateia com as suas comoventes narrativas (…).
Entretanto, Gonçalo Lagem dirigiu-se, em primeiro lugar, aos alunos, focando a relevância do papel que têm protagonizado excelentemente, pois, afirmou, “são eles que, ao longo destes últimos três anos, ocupam o lugar central. São eles que, com a sua participação empenhada, mantêm sólida esta casa. A nós compete retribuir-lhes essa dedicação, assegurando as condições necessárias para manter abertas as portas desta sua casa”.
Seguidamente, o Presidente da Câmara Municipal, agradeceu a Fernando Correia a disponibilidade para se deslocar a Monforte, referindo-se a este seu último livro como sendo “uma enorme lição de vida que o escritor corajosamente quis partilhar e sobre a qual muitos de nós deveríamos reflectir para sabermos valorizar mais o que temos”.