Click na Imagem

sábado, 13 de dezembro de 2014

I Encontro Sobre os Lares de Infância e Juventude Especializada LIJE

Decorreu ontem dia 12 de Dezembro, no Centro Cultural de Arronches, o I Encontro sobre os LIJE, que juntou responsáveis por instituições do Porto, Gondomar, Aveiro, Castelo Branco, Castro Verde, Beja e Arronches. Este encontro foi uma iniciativa da Segurança Social, Instituto da Segurança Social e da Câmara Municipal de Arronches.
Na Sessão de Abertura, para além das boas-vindas a todos os presentes por parte da Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho, há a reter as palavras do Director do Centro Distrital de Portalegre do ISS, IP, João Laranjo, que recordou alguns momentos marcantes na abertura do LIJE de Arronches. Por exemplo quando em 2011 tomou posse e em conjunto com a Presidente da Câmara de Arronches, se deparam com umas instalações destinadas a um Centro Acolhimento Temporário (CAT), para o qual não havia uma resposta, porque não era uma prioridade. Então deve que ser desenvolvido todo um conjunto de esforços que envolveu vários sectores para que o edifício sofresse algumas alterações e passasse a Lar de Infância e Juventude Especializada (LIJE).
Recordou ainda, João Laranjo, quando em 19 de Janeiro de 2013, numa sessão de esclarecimento, os rumores que então circulavam em Arronches, porque iam receber uma “Casa de Correcção”. Por último a dificuldade financeira com que se enfrentava a Associação Casa Juvenil Nª Sr.ª d’Assunção, que dirige este LIJE. Essas dificuldades foram sendo superadas com o esforço dos seus dirigentes e com o apoio da Câmara Municipal de Arronches e da Segurança Social. 
O encontro teve inicio com o painel “Acolhimento Especializado: O Estado da Arte”, em que participaram os vários dirigentes das instituições que se fizeram representar. Depois de uma pausa para o almoço, decorreu uma mesa redonda sob o tema “A perspectiva dos diferentes intervenientes: Reflexão sobre as práticas em LIJE”, que foi moderada por Ana Costa, Directora da Unidade de Desenvolvimento Social e Programas do Centro Distrital de Portalegre. 
Esta mesa redonda foi muito participada com intervenções de directores dos LIJEs, elementos de equipas técnicas, educativas, docentes, supervisores e um Pedopsiquiatra, este último do LIJE Pracachopos de Arronches. Duas frases marcaram este encontro. A primeira quando Ana Costa afirmou que este encontro foi um encontro de partilha, do conhecimento de cada uma das instituições presentes. A segunda do Pedopsiquiatra do LIJE Pracachopos que sintetizou de forma especial todos os envolvimentos, dedicação e conhecimento que é posto ao dispor dos jovens, ao afirmar: Salta que eu Salto Contigo!
Da plateia veio o lamento de que os docentes são neste conjunto multidisciplinar uma peça importante e que estão a perder “esta batalha” com o Ministério da Educação.
A sessão de encerramento contou com a presença de Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco, Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Arronches e Ana Paula Alves, Directora da Unidade de Infância e Juventude do ISS, IP. Como grande final deste dia, a surpresa feita pelos jovens do Pracachopos, quando surgiram no palco para cantarem, numa actuação que a todos emocionou.