Click na Imagem

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre inicia ano com mais alunos

Comunidade estudantil volta a crescer Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre reforça estatuto de referência no Alentejo.



 
Ano lectivo começou com respeito escrupuloso ao plano de contingência devido à pandemia
A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre marcou o início do ano lectivo com um reforço do número de alunos que vão prosseguir os seus estudos nesta instituição educativa. Numa época marcada por fortes contingências provocadas pela pandemia, a escola viu reconhecida o trabalho desenvolvido nos últimos 12 anos com um acréscimo do número de pessoas que aqui vai estudar.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre preparou um plano de contingência para poder abrir portas e receber alunos no ano lectivo que implica uma mudança de comportamentos de toda a comunidade educativa devido à pandemia da covid19. Apesar da nova realidade, foi com alegria e satisfação que os cerca de 180 alunos, que vão frequentar a escola nos níveis da formação inicial, entraram no edifício onde vão passar a maior parte do tempo durante o período lectivo.
A sessão de abertura foi um bom exemplo destas mudanças, com os presentes a respeitarem todas as regras de distanciamento social, utilização de máscara, entre outras. A directora da escola, Maria Conceição Grilo, deu as boas-vindas aos alunos do primeiro ano de Técnico(a) de Restaurante/Bar e Técnico(a) de Cozinha/Pastelaria, que assistiram à cerimónia presencialmente. 


A restante comunidade escolar participou à distância. Sónia Raposo, aluna do curso de Gestão de Restauração e Bebidas, foi a representante dos estudantes que recebeu os novos membros da escola. O presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva teve a responsabilidade de dar a primeira aula e traçou um cenário do sector que os espera quando iniciarem a sua vida profissional.

“O ano lectivo 2020/21 criou uma série de desafios para todos e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre não foi excepção. A equipa fez um trabalho intenso para estarmos prontos para receber os novos alunos e aqueles que já estudavam connosco. Apesar das dificuldades criadas pela pandemia, sentimos grande interesse pela nossa oferta formativa.
Prova disso continua a ser o crescimento sustentado, ano após ano, do número de alunos que se formam nesta escola”, explicou a directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo.
Com o início do ano lectivo, formaram-se sete novas turmas em cursos de diferentes níveis. Além dos cursos de Dupla Certificação, que dão equivalência ao 12º ano, abriram, também, três cursos de Especialização Tecnológica, com especial destaque para Gestão Hoteleira e de Alojamento, que é uma novidade. A escola vai ter, ainda, mais duas turmas de cursos On The Job.
Nota, ainda, para a formação contínua, especialmente destinada a activos e executivos do sector.
Neste momento, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre está a preparar um plano de formação para começar a ser aplicado já neste mês. A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre é a referência do sector na região Alentejo desde 2008, ano em que foi criada. No último ano, formou mais de três mil pessoas, entre formação inicial e formação contínua.