Click na Imagem

sábado, 10 de outubro de 2020

31ª Cimeira Luso-espanhola na cidade da Guarda

Os primeiros-ministros de Portugal e Espanha António Costa e Pedro Sánchez, reuniram-se hoje na cidade da guarda. António Costa resume assim na sua página oficial do twitter esta cimeira.

“Realizamos hoje, na cidade da Guarda, a 31ª Cimeira Luso Espanhola. A importante delegação dos dois governos espelha bem a intensa relação bilateral entre os dois países. 
Nesta CimeiraLuso-Espanhola reflectimos também sobre a coordenação das nossas estratégias de recuperação económica, tendo em conta o grau de interligação existente entre as economias e sociedades de Portugal e Espanha. A crise afecta-nos a todos, sairemos dela em conjunto.
A adopção da Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço reforça a centralidade das regiões transfronteiriças, inaugurando uma nova visão sobre a fronteira e o território, no contexto mais global do mercado ibérico e europeu. Portugal e Espanha ficam ainda mais próximos.
A CimeiraLuso-Espanhola da Guarda sublinhou mais uma vez, num momento difícil para todos nós, a importância do diálogo estratégico e permanente entre Portugal e Espanha. Na cidade mais alta de Portugal elevámos a cooperação entre países vizinhos, parceiros na União Europeia e Aliados na NATO”.
“Todos temos consciência de que a sociedade, as famílias, as empresas, não podem voltar a suportar o custo de uma paragem global. Não pode ser ‘parar tudo’ outra vez”, assevera António Costa, primeiro-ministro português em declarações ao lado de Pedro Sánchez, chefe do governo espanhol, no final da cimeira ibérica que este sábado se realizou na Guarda”. (O Observador).