Click na Imagem

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Ceia da Silva é o novo Presidente da Comissão Coordenadora e Desenvolvimento Regional do Alentejo-CCDRA

Conforme o Despacho nº 8703/2020 do Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, realizou-se ontem em todas as Assembleias Municipais, a eleição para os novos presidentes das Comissões Coordenadores e de Desenvolvimento Regional do país. 


Os candidatos à CCDRA eram Ceia Da Silva, Presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo e, Roberto Grilo, actual Presidente desde 2005. Esta é uma eleição crucial para dirigir os destinos destas comissões, tendo em vista a ‘bazuca/dinheiro’ da U.E., pela qual o governo espera para minimizar desigualdades e desenvolver o país nas próximas décadas, bem como a futura presidência de Portugal na Comissão Europeia. Cabe às CCDRs e aos seus presidentes canalizar de forma coerente os dinheiros destinados às candidaturas de projectos regionais. 
Em Arronches por Sessão Extraordinária nomeada para o efeito pelo Presidente José Bigares, reuniram-se (com um colégio eleitoral composto pelos Presidente da Câmara, da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia) nos ‘Celeiros’ os Deputados Municipais para esta eleição. “Ceia da Silva foi eleito com um total de 512 votos, contra os 418 de Roberto Grilo, num acto eleitoral que decorreu, entre as 16h00 e as 20h00, e que contabilizou ainda 246 votos brancos e nove votos nulos, segundo a Lusa, que cita Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL).
Depois da eleição, Ceia da Silva disse ao jornal alentejano A Planície que não quer “territórios esquecidos na região” e garantiu que, enquanto presidente da CCDR Alentejo, vai lutar por “todos os projectos necessários ao desenvolvimento da região, os maiores e os mais pequenos”, como tem feito no Turismo do Alentejo.
(Fotos-D.R.)