Click na Imagem

domingo, 10 de março de 2019

I Prova Santo Huberto em Arronches com a disputa da Taça da Federação Alentejana de Caçadores-FAC

A Federação Alentejana de Caçadores-FAC e Associação de Pescadores e Caçadores ‘Os Gaiteiros’ com sede em Arronches, realizaram hoje a I Prova Santo Huberto, com a disputa da Taça F.A.C. - Troféu ‘Os Gaiteiros’. 



Logo pela manhã reuniram-se na reserva de caça, onde teve lugar o pequeno-almoço, para depois dar lugar às provas nos vários campos. Cada caçador era transportado por uma viatura disponibilizada pelo Município de Arronches que os deixava nos campos correspondentes, onde os aguardava o juiz respectivo. Feita a apresentação iniciava-se a prova, onde homem e animal em perfeita simbiose começavam o seu período de competição. 
Terminada a sua participação eram novamente recolhidos pela viatura e trazidos para o local de concentração.
Depois da prova os participantes reuniram-se no Centro Cultural de Arronches para a entrega dos prémios e desfrutarem do merecido almoço. 

Os prémios foram assim atribuídos: 1º Nuno Godinho; 2º José Carmo e 3º Valdemar Costa.
A organização pertenceu à Federação Alentejana de Caçadores-FAC, que tem como finalidade fomentar as acções que melhor convenham à defesa e harmonização dos interesses dos caçadores e agricultores e da protecção da caça, da natureza e o desenvolvimento rural. Contou com os apoios do Município de Arronches e de várias empresas privadas.
A origem desta modalidade de caça remonta aos cães criados no Convento de Santo Humberto (chien de St. Humbert), uma raça com origem em Inglaterra e Bélgica, o Bloodhound, uma raça que se caracteriza por serem farejadores. O seu cruzamento com outras raças levou a que hoje esta modalidade seja praticada com outros animais, cujas faculdades consistam no farejar e parar as peças de caça: Perdizes ou codornizes.
Click nas fotos