Click na Imagem

sexta-feira, 22 de março de 2019

Em Bucareste realizou-se a 8ª Cimeira das Regiões e das Cidades, com o Alentejo presente

O Alentejo representou o nosso País, enquanto única região Portuguesa a integrar o projecto-piloto RegHub




Decorreu dia 15 de Março, em Bucareste, o lançamento oficial da rede de regiões RegHub: Network of Regional Hubs for EU Policy Implementation. A região do Alentejo fez-se representada neste evento, entre outros, pelo Presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo, pelo Presidente da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, José Calixto, pelo Director Geral desta Agência, João Martins e por um representante do PACT – Parque do Alentejo para a Ciência e Tecnologia, João Assunção.
A ADRAL foi reconhecida, a nível europeu, como representante da região do Alentejo (no top 5% europeu) no projecto-piloto do Comité das Regiões – RegHub – para implementação de políticas europeias. A ADRAL assegura a presença da região junto do Comité das Regiões, para benefício da aproximação do espaço Europeu de intervenção das políticas locais e regionais, e dos seus protagonistas.
A rede RegHub, coordenada pelo Comité das regiões, pretende canalizar a experiência de autoridades locais e regionais com eficácia na sua transposição para políticas europeias. A fase piloto do projecto decorre de 2019 a 2020, em que apenas 20 regiões seleccionadas serão consultadas, com recolha de contributos no contexto da implementação de políticas europeias em 3 ou 4 áreas definidas.
As regiões seleccionadas são consultadas pelo Comité das Regiões no âmbito da instrução do processo legislativo europeu. Neste contexto os stakeholders das regiões seleccionadas são também envolvidos de forma activa neste processo.
A região do Alentejo, representada pela ADRAL, foi uma das 20 regiões seleccionadas.
A ADRAL pretende, com a participação no RegHub, desenvolver, aprofundar e intensificar a sua acção como agente da inovação, transformador, da região.
No âmbito desta Cimeira, o Presidente da CCDRA e Presidente da ADRAL reuniram com o Presidente do comité das Regiões, Karl Heins Lambertz, o qual em entrevista e declarações à imprensa Portuguesa presente nesta cimeira, falou sobre a importância da presença Portuguesa no projecto-piloto Reghub.