Click na Imagem

sábado, 25 de outubro de 2014

José Luís Peixoto apresentou em Monforte o seu livro "Galveias"

O prestigiado dramaturgo, poeta e romancista José Luís Peixoto, apresentou em Monforte o seu livro “Galveias”.

O acto decorreu na Biblioteca Municipal no dia 24 de Outubro, pelas 18 horas, perante uma plateia de um público (muitos professores) vindo de várias localidades.
Depois da introdução à obra do escritor, feita pela técnica da biblioteca, o edil Gonçalo Lagem, deu as boas vindas a José Luís Peixoto e contou alguns episódios sobre a forma como foi possível ter o autor de “Galveias” em Monforte. A professora Ana Rosa leu um excerto do livro para em seguida intervir, de forma muita contundente e apreciada, o pároco de Monforte.
José Luís Peixoto falou do seu livro, da sua construção, personagens que se entrelaçam e, pela fluência e adjectivação, transportou-nos a cheiros, ruas e locais de Galveias.
Seguiu-se depois um colóquio entre o escritor e o público com intervenções muito pertinentes, os elogios rasgados e merecedores deste escritor alentejano que um dia, foi estudar para a grande Lisboa, começando a afastar-se da sua Galveias. Posteriormente sentiu a necessidade de voltar ao chamamento das suas raízes e escrever “Galveias”.
José Luís Peixoto é natural das Galveias (Ponte de Sôr) onde nasceu em 1974. "É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (inglês e alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. Antes de dedicar-se profissionalmente à escrita em 2000, trabalhou como professor na cidade da Praia (Cabo Verde) e em várias cidades de Portugal.
Pode considerar-se que a sua obra se encontra alicerçada no género romanesco (neo-realista), mas tem publicado poesia, teatro e prosa em diversos géneros. Recebeu o Prémio Jovens Criadores (área de literatura) nos anos de 1997, 1998 e 2000. Em 2001, o seu romance «Nenhum Olhar» recebeu o Prémio Literário José Saramago".