Click na Imagem

terça-feira, 28 de julho de 2020

Tecnologia portuguesa inactiva num minuto 99,9% do coronavírus no ar

Uma tecnologia pioneira, que consegue inactivar, num minuto, 99,97% das partículas de vírus SARS-CoV-2 no ar (e que chega aos 100% no espaço de cinco minutos), acaba de ser desenvolvida em Portugal. 


A nova tecnologia no combate à Covid-19 foi criada no âmbito de um projecto liderado pelo Campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital, em parceria com a Universidade do Minho e as Faculdades de Farmácia das universidades de Lisboa e de Coimbra, disse hoje à agência Lusa o coordenador da investigação, João Nunes.
“Em um minuto, de 16.982 partículas de vírus SARS-CoV-2, numa amostra apenas cinco partículas não foram inactivadas (‘mortas’, no senso comum), o que deu um resultado de 99,97%. E, ao fim de cinco e 15 minutos, obteve-se uma inactividade total, 100%, e sem qualquer variação no comportamento do vírus”, sublinha João Nunes. O ensaio foi efectuado em 27 amostras diferentes, sendo “todos os resultados validados cientificamente”, acrescenta o investigador e presidente da associação BLC3.
Para o trabalho, foi igualmente importante o contributo de médicos do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra. Ao estudarem o comportamento do vírus, os investigadores concluíram que “um dos pontos mais fracos [do vírus], que não conseguiu evoluir ao longo de milhares de anos, foi a resistência à radiação solar”, refere João Nunes.
A tecnologia agora desenvolvida, denominada AT MicroProtect, baseia-se num “conceito novo de ‘física inversa’, que integra um sistema de emissão de comprimentos de ondas, de forma controlada e orientada, muito mais eficiente do que a radiação solar (novo princípio da mecânica de fluidos aplicado ao escoamento e propagação do vírus em termos aéreos), com o desenvolvimento de algoritmo matemático e físico sobre o comportamento do vírus”, explicita. O equipamento não recorre ao uso de químicos e apenas precisa de energia eléctrica (…).(Fonte - jornal Digital ECO

Ler mais em https://eco.sapo.pt/2020/07/28/tecnologia-portuguesa-inativa-num-minuto-999-do-coronavirus-no-ar/amp/?utm_source=upday&utm_medium=referral