Click na Imagem

sábado, 18 de julho de 2020

Arronches – 1º mercado no desconfinamento. Ainda há um certo receio no frequentar mercados, mesmo ao ar livre

A Câmara Municipal de Arronches decidiu realizar este sábado dia 18 de Julho, o mercado mensal no Rossio. Foram tomadas todas as medidas de segurança impostas nos planos de contingência do Município, como o uso de máscara, desinfecção das mãos e distanciamento. 


Há no entanto ainda nas pessoas um certo receio de frequentar estes mercados. O Notícias de Arronches esteve entre as 9h30 e as 10h00 (possivelmente o tempo de maior afluência pelo calor que já se fazia sentir) e o movimento era muito pouco. Era notória a facha etária dos que foram ao mercado, onde os mais idosos, que gostam de dar uma volta era menor, resguardando-se do calor e com algum receio, fruto das notícias de novos surtos da pandemia. 

As imagens que recolhemos mostram isso mesmo, embora fosse respeitada o distanciamento social, com o número de presentes essa situação não se colocou pelo menos neste período. 
Agora coloca-se a situação do mercado da Esperança no último domingo do mês. Ao que conseguimos apurar há por parte dos espanhóis (La Codosera e Alburquerque) uma certa pressão para virem ao mercado. 
O jornal diário Hoy Badajoz noticiava há poucos dias que “na área de Saúde de Badajoz havia 90 casos suspeitos dos quais foram descartados 48. O número de infectados sobe a mais nove casos (…). Há quatro novos pacientes internados, estando um deles na UCI”. Daí para cá, quase todos os dias a imprensa de Badajoz dá conta de novos surtos (brotes). 
Tendo em conta que ao mercado da Esperança acodem também residentes na região de Badajoz (em especial barriadas), estamos perante um a situação complexa, ou seja, optamos pela economia ou pela saúde? 
No caso de haver mercado e surgirem infectados, a quem é imputado o ónus da causa. Uma situação que requer ponderação e encontrar soluções para minimizar a receita do mercado à Junta de Freguesia, se for caso disso.
(F.N-Marques|Fotos-N.A.)