Click na Imagem

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Município de Arronches integra protocolo de Co-gestão do Parque Natural da Serra de São Mamede

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, assinou hoje o memorando para a cedência da Quinta dos Olhos de Água (antiga sede do PNSSM) aos Municípios de Marvão, Castelo de Vide, Portalegre e Arronches, os Municípios que estão integrados na área protegida do Parque.



 Esta foi a solução encontrada para um problema que se vinha arrastando há mais de uma década. Para o Secretário de Estado “desde que o ICNF abandonou as instalações onde funcionava a sede do PNSSM, que a Quinta se vinha deteriorando, pelo que era necessário encontrar uma solução”, disse em declarações à imprensa. 
Este memorando de cedência de utilização da Quinta dos Olhos de Água, depois da sua formalização, vai permitir que os Municípios em co-gestão com o PNSSM, possam valorizar e rentabilizar esta propriedade. 
A cerimónia contou com as intervenções do Presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita; Presidente do INCF, Nuno Banza e a presença dos Presidentes dos quatro Municípios. Encerrou a assinatura deste protocolo o Secretário de Estado da CNFOT, João Paulo Catarino. 
O Parque Natural da Serra de S. Mamede passa a ser a primeira área protegida a ser gerida em co-gestão com os municípios, sendo o Município de Castelo de Vide a presidir à comissão gestora, ficando acordado que pode ser substituído pelo Município de Portalegre, no caso de necessidade.O Fundo Ambiental, o Município de Castelo de Vide e o ICNF, assinaram o protocolo para a nova gestão do PNSSM, que prevê para as suas necessidade quer operacionais como técnicas, uma verba a rondar os 100 mil euros.(Fotos-L.S.A.)