Click na Imagem

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Abertura da fronteira do Caia monopolizou a atenção da imprensa Portuguesa e Espanhola

O dia de hoje fica assinalado pela abertura da fronteira entre Portugal e Espanha com uma cerimónia que teve como protagonistas o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa e o Rei Filipe VI de Espanha, acompanhados pelos Primeiros-ministros socialistas dos dois países, António Costa e Pedro Sánchez.




O cenário escolhido foi La Alcazaba de Badajoz, onde o Presidente da Junta da Extremadura Guillermo Fernández Vara, recebeu os chefes de estado e presidentes dos dois governos.
A fronteira que estava encerrada desde 17 de Março pela pandemia, é uma das mais importantes que une os dois territórios. Para simbolizar a abertura da fronteira o acto foi assinalado primeiro em Badajoz e depois no castelo da cidade fronteiriça de Elvas.
Chefes de Estado e governantes escutaram os hinos de ambos os países, retiraram as máscaras para as palavras de circunstância, em que tanto Pedro Sánchez como António
Costa, realçaram a importância deste momento para a economia dos dois países, sendo que, está agora nas pessoas cumprirem com as normas sanitárias quer se encontrem em Espanha ou em Portugal.
Tiveram em conta também, os focos de contaminação que começaram a aparecer nos dois países. 
Para terminar a cerimónia a comitiva juntou-se para a habitual foto de ‘família’ que registou o momento de voltar à ‘normalidade’... no que às fronteiras concerne.
[Fotos-D.R.]