Click na Imagem

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

O jornal online ‘Observador’ revela as 20 empresas mais responsáveis pela emissão de carbono para a atmosfera

Com base no jornal The Guardian o ‘Observador, revela que “entre 1965 e 2017, 20 empresas foram directamente responsáveis por 35% das emissões de dióxido de carbono e metano. A Saudi Aramco é a mais poluidora. Cientistas pedem contas aos líderes”. 


Torre de refinaria - foto D.R.
Segundo o The Guardian a empresa ‘Saudi Aramco’, na Arábia Saudita, é a maior responsável entre as 20 empresas poluidoras.
“Mais de um terço de todas as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera são da responsabilidade de apenas 20 empresas, todas exploradoras de combustíveis fósseis, revela uma análise do Climate Accountability Institute noticiada pelo The Guardian. Entre 1965 e 2017, estas companhias foram directamente responsáveis por 35% das emissões de dióxido de carbono e metano. Isso correspondente a 480 mil milhões de toneladas de equivalente em dióxido de carbono (CO2eq) — uma medida que converte as quantidades (e efeitos) dos gases com efeito de estufa no valor equivalente em dióxido de carbono.
A empresa que mais contribuiu para essas emissões poluentes foi a Saudi Aramco, a petrolífera da Arábia Saudita e a que tem as maiores reservas de petróleo cru no mundo. Sozinha, a Saudi Aramco emitiu 59,26 mil milhões de toneladas de CO2eq. Logo a seguir vem a privada Chevron (43,35 mil milhões), a russa Gazprom (43,43 mil milhões) e a também privada ExxonMobil (41,90 mil milhões). Juntas, só estas quatro empresas foram responsáveis por 10% das emissões mundiais de dióxido de carbono para a atmosfera desde 1965 até hoje”. (Créditos-'Observador)