Click na Imagem

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Fermelinda Carvalho Preside ao Conselho Consultivo das Mulheres Agricultoras

Ao recebermos com habitualmente a Revista do Agricultor (CAP), deparámo-nos na página nº 41 da sua última edição, com um artigo sobre a nomeação de Fermelinda Carvalho, Presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre (e Câmara Municipal de Arronches), para Presidente do Conselho Consultivo das Mulheres Agricultoras. Este conselho é uma estrutura consultiva da Confederação dos Agricultores de Portugal. 




No texto publicado nesta edição da Revista do Agricultor, pode-se ler sobre esta nomeação que “A mais recente estrutura consultiva da Confederação dos Agricultores de Portugal, especializada nas questões de género (…) constituído por 28 representantes do sector agrícola de todo o país. O Conselho Consultivo das Mulheres Agricultoras tem como principal desafio o contributo para o debate relativo à «Igualdade de Género», um dos 17 objectivos universais da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
O Conselho foi recebido pelo Presidente da Direcção da CAP e pelo Secretário-geral, respectivamente Eduardo Oliveira e Sousa e Luís Mira, os quais transmitiram mensagens de boas vindas e enquadraram a constituição e os objectivos deste novo órgão consultivo.
Alguns elementos do Departamento Técnico da Confederação, nomeadamente, Alexandra Freire, Cristina Morais e Pedro Cruz, acompanharam este primeiro encontro que incluiu uma apresentação da CAP (missão, objectivos e estrutura), e informações sobre as iniciativas, reuniões e eventos agendados para 2018/2019, incluindo as que serão asseguradas por membros do Conselho Consultivo feminino.
A reunião permitiu ainda a aprovação do regulamento interno de funcionamento do Conselho Consultivo e terminou com a eleição da sua presidente, Fermelinda Carvalho, em representação da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP) e da Vice-presidente, Diana Carvalho, em representação da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis. (ABRVL.).
Antes do almoço com a Direcção da CAP, traçaram-se algumas das actividades futuras do Conselho e ficou agendada uma nova reunião, no mês de Outubro, em Montemor”.
De referir que este conselho integra representantes do Minho, Trás-os-Montes, Centro, Ribatejo, Oeste, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve e Açores.