Click na Imagem

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Colocações de estudantes no Politécnico de Portalegre mantêm tendência de crescimento em 2018

O Politécnico de Portalegre está entre as treze instituições de ensino superior com variação positiva em relação ao ano anterior e entre as cinco que mais cresceram relativamente ao total de alunos, tendo colocado 241 alunos na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (um crescimento de 4,3% face a 2017). 


Este resultado é particularmente positivo considerando não só a redução de 3000 candidatos ao ensino superior em relação ao ano anterior, mas também o facto de 50% dos alunos terem sido colocados na primeira opção, e de mais de 2/3 serem oriundos de fora do distrito de Portalegre.
A subida do número de alunos colocados em 2018 no Politécnico de Portalegre, e em mais algumas instituições de ensino superior do interior do país, evidencia a importância de se continuar a desenvolver políticas de coesão territorial, também nesta área.
Analisando as colocações por curso ficam claros os bons resultados dos cursos de Serviço Social, Turismo, Jornalismo e Comunicação, Gestão, Administração Publicidade e Marketing, Design de Animação e Multimédia, Enfermagem Veterinária e Enfermagem. Fica também evidente que os piores resultados são nos cursos onde a matemática é obrigatoriamente prova de acesso; resultados infelizmente já esperados face ao panorama nacional da 1ª fase do exame de matemática do ensino secundário.
Não obstante a expectativa positiva em relação às colocações nas 2ª e 3ª fase do Concurso Nacional de Acesso para as 15 licenciaturas, o Politécnico de Portalegre recebeu já 213 candidaturas provenientes dos Concursos Especiais − Maiores de 23 anos, titulares de CET e CTeSP, Titulares de Cursos Superiores, para além de Mudanças de Cursos e Reingressos.
Decorre ainda o período de candidaturas para os alunos ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional, que actualmente representam já um aumento superior a 200%, em relação ao ano anterior.
Os resultados do Concurso Nacional, dos Concursos Especiais e do Concurso de Estudantes Internacionais, permite antever mais um ano de crescimento de novos alunos do Politécnico de Portalegre, mantendo-se a tendência dos últimos dois anos.
Da oferta formativa do Politécnico de Portalegre constam, para além das licenciaturas, também os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) e os cursos de mestrado, cujas segundas fases de candidaturas ainda decorrem, mas para os quais têm já hoje aproximadamente 175 candidatos aos CTeSP e perto de 200 aos cursos de Mestrado.
Com estes resultados significativamente positivos ganha o Politécnico de Portalegre, mas ganha também, e sobretudo, a região onde nos inserimos. Note-se que mais de metade destes candidatos provêm de outros distritos. Esta realidade é um factor de esperança enorme para a população, e para as empresas e organizações da região de Portalegre, mas é também a certeza que o Politécnico de Portalegre continuará a trabalhar afincadamente para a valorização e partilha do conhecimento, e para a formação, qualificação e fixação de jovens e de população activa na nossa região.