Click na Imagem

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Monforte – Alunos reflectem qualidade do Ensino no Concelho

A Câmara Municipal de Monforte associou-se, uma vez mais, ao Agrupamento de Escolas do Concelho e à APEEAAEM (Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos que frequentam as escolas desse Agrupamento), colaborando na organização da Gala de entrega dos Diplomas e prémios aos 33 alunos que, no ano lectivo de 2016/2017, ingressaram nos Quadros de Valor e de Excelência. Foram 2 os alunos que entraram no Quadro de Valor e 32 no de Excelência, pois uma aluna acumulou as duas distinções.
Refira-se que apenas ingressam no Quadro de Excelência os alunos que, no final do ano lectivo, obtêm uma média de 4,5 e que a obtenção de uma classificação, em qualquer disciplina, de nível inferior a 4 impede o acesso ao Quadro.
 
Enquanto o Quadro de Valor tem como objectivo reconhecer alunos que se distingam pelas suas atitudes, valores e desempenhos de excepcional mérito, em diferentes domínios, designadamente Comportamento; Aplicação e Esforço; Participação/ Envolvimento nas actividades da Escola; Desporto; Criatividade; Solidariedade; Acções tendentes a beneficiar a comunidade escolar, em particular, e a sociedade em geral.
A Gala decorreu no dia 29 de Novembro, na Sala Polivalente Municipal, em Monforte, na presença de familiares, docentes, membros da APEEAEM e dos Órgãos de Gestão do Agrupamento, entre os quais o Director do Agrupamento, António Parreira, a Presidente da Direcção da APEEAEM, Sónia Maurício, o Presidente do Município, Gonçalo Lagem, o Vice-Presidente e Vereadores do seu Executivo, Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata, e os Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, designadamente, José Manuel Bento, de Assumar, Pedro Bagorro, de Monforte, António Raposo, de Santo Aleixo, e Joaquim Peixe, de Vaiamonte.
O Município de Monforte cedeu a Sala, comparticipou, conjuntamente com as Juntas de Freguesia, com um valor monetário que foi aplicado em Vales de Compras e ofereceu um lanche a todos os presentes.
Em declarações, Gonçalo Lagem afirmou que “o mérito é, em primeiro lugar, dos alunos, porque são eles que se dedicam e se esforçam diariamente para alcançar estes excelentes resultados, mas importa também destacar o papel essencial que pais e professores desempenham. Congratulo-me pelo número bastante significativo de alunos premiados, uma percentagem que expressa bem a qualidade do ensino ministrado nas escolas do nosso concelho”.
“Portanto”, continuou o autarca, “é com grande orgulho que posso afirmar que a Câmara Municipal de Monforte tem contribuído igualmente para a melhor formação não só destes alunos mas de todos os que frequentam as nossas escolas, sem quaisquer excepções, desde o Pré-Escolar até ao 9º ano, pois a proximidade que mantemos com a Comunidade Escolar tem constituído uma das nossas prioridades mais prementes, respondendo às diferentes solicitações que se nos colocam, não só no âmbito das competências que nos cabem mas ainda outras que temos querido solucionar”.