Click na Imagem

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Jantar Vínico e Gastronómico na Adega Glória Reynolds, na Figueira de Cima

Teve lugar ontem, na Adega Glória Reynolds no Monte da Figueira de Cima, uma “Jantar Vínico e Gastronómico”, numa iniciativa do Presidente da Associação Terrimponente. De referir que este tipo de indicativas não é inédito para esta associação.

O evento começou como uma visita guiada às instalações da adega pelo enólogo Nelson Martins, que levou os vinte participantes (entre eles o Presidente da Junta de Freguesia de Assunção) numa “viagem” desde as origens vitivinícolas da família Reynolds, até chegar a Arronches.
Uma hora depois numa das magníficas salas que esta adega dispõe, para estes e outros eventos, onde imperou a elegância da imponente mesa em xisto, até à sua decoração, deu-se início a este “Jantar Vínico e Gastronómico” que foi servido pela empresa “Katering Pompilio”.
Ao calor da grande chaminé alentejana foram desfilando os pratos quer de peixe ou carne, acompanhados pelos vinhos desta adega, cujo enólogo foi colocando os participantes a par da filosofia na sua criação como, castas, processos de vinificação etc. 
Os vinhos estavam divididos naquilo que, quanto a Nelson Martins, são os pilares desta adega, ou seja: a família, com o Carlos Reynolds, Julian Reynolds e a jóia da coroa, o Glória Reynolds. 
O enólogo foi explicando o que é pretendido em termos de carácter de cada um destes vinhos. Falou sobre o “casamento” perfeito com cada um dos pratos gastronómicos, no caso as entradas, o bacalhau, polvo ou a carne que constavam da saborosa e cuidada ementa. Procurou mostrar aos presentes a riqueza dos vinhos, com base na inovação e na tradição. 
A finalidade era ficar a saber um pouco mais sobre estes vinhos mas, ao mesmo tempo, estabelecer um diálogo com os participantes. Acabaria por se tornar num agradável e aconchegante convívio, em noite de temperatura negativa, que terminou à uma hora da madrugada. 
Uma experiência para repetir, quer no concelho de Arronches como fora dele, desde que com esta experiência, venha a sair um eventual grupo disposto a desfrutar desta viagem pelos nossos vinhos e pela nossa gastronomia.